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Economia

Contribuintes lotam central para tirar dúvida e pagar IPTU com desconto

Luciana Brazil | 05/01/2015 13:32
Contribuintes lotam Central a 5 dias para o fim do prazo. (Foto: Marcelo Calazans)
Contribuintes lotam Central a 5 dias para o fim do prazo. (Foto: Marcelo Calazans)

Na primeira segunda-feira (5) do ano, contribuintes lotaram a Central de Atendimento instalada no prédio da Prefeitura de Campo Grande, para quitar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com desconto de 20%. O prazo para pagamento à vista, o que dá direito ao benefício, termina na sexta-feira (9).

Em apenas 1h30 foram atendidas 450 pessoas nesta segunda-feira. No dia 30, o número chegou a 2,2 mil, segundo a chefe da divisão de Arrecadação da Receita, Djanira Magalhães. “Já foram quase 500 pessoas atendidas. Podemos superar o número do dia 30 ”, afirmou Djanira.

Motivada pelo desconto, a auxiliar de lactário Geza Tereza de Matos, 66 anos, só paga o imposto à vista. “Esse abatimento ajuda muito. Passo o ano inteiro fazendo economia para ter esse dinheiro para pagar à vista”, disse ela.

No entanto, Geza lamentou o reajuste de 24% no imposto. No ano passado, ela lembra que pagou R$ 3,7 mil de IPTU referente a oito terrenos. Desta vez, gastaria R$ 4,6 mil para quitar os carnês à vista. Com o desconto, a dívida cai para R$ 3.680.

“É um desconto bastante significativo. Eu pago o IPTU de todos os terrenos porque não deixo meus inquilinos pagarem”, contou.

O casal Jaqueline Nobre, 49 anos, e Horácio de Arruda Russo, 50, não conseguiu aproveitar o PPI (Programa de Pagamento Incentivado) que terminou no dia 23 de dezembro para pagar o imposto em atraso. Hoje cedo, os dois queriam negociar e aproveitar o desconto para pagar o IPTU 2015 mais barato.

“Pagávamos cento e pouco. Há cinco anos, quando mudamos de casa, não pagamos mais. Não faço ideia de quanto esteja a dívida. Talvez eu caia de costas”, disse brincando Horácio.

Geza paga o IPTU sempre á vista. (Foto: Marcelo Calazans)
Geza paga o IPTU sempre á vista. (Foto: Marcelo Calazans)
Casal pretende quitar débitos antigos e aproveitar o desconto deste ano. (Foto: Marcelo Calazans)
Casal pretende quitar débitos antigos e aproveitar o desconto deste ano. (Foto: Marcelo Calazans)

Reclamação- A reportagem do Campo Grande News ouviu, hoje cedo, muitas reclamações sobre o atendimento aos idosos. Das duas filas formadas na Central do Cidadão, a menor era apenas para os contribuintes que fariam o pagamento à vista nos caixas do Banco do Brasil, instalados no local. A fila maior, que se estendia até a esquina, não dava preferência para idosos, grávidas ou deficientes físicos, como determina a lei federal.

Teve quem lamentou a falta de organização. “Devia ter alguém para organizar”, disse um senhor revoltado.
“É um absurdo não ter uma fila preferencial. Qualquer lugar que a gente vai tem fila. É lei”, disse indignado Paulo Severino, 72 anos.

Outra idosa se lamentava da falta de informação no local. “Fiquei um tempão na fila e quando chego para pagar diz que só pode ser com o cartão do Banco do Brasil e eu estou com o cartão do Bradesco. Por que eles não colocam um cartaz logo na frente avisando sobre a forma de pagamento”, disse Luzia da Silva Monte, 66 anos.

Secretário- Questionado sobre o problema, o secretário de Receita, Ricardo Vieira Dias, disse que a organização da Central do Cidadão já havia informado sobre a dificuldade de oferecer atendimento preferencial. Ele reconheceu que se trata de uma lei de amparo ao cidadão, mas ressaltou que o acumulo de pessoas não deve persistir.

"É bom lembrar que o contribuinte não precisa ir até a Central. Quem já recebeu o carnê não precisa ir até la e quem não recebeu pode tirar o boleto pela internet. A central fica à disposição de quem precisa tirar dúvidas ou quer questionar o valor do imposto", frisou Dias.

Luzia reclamou da falta de atendimento preferencial e da falta de informações. (Foto: Marcelo Calazans)
Luzia reclamou da falta de atendimento preferencial e da falta de informações. (Foto: Marcelo Calazans)
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