ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Contribuintes voltam a lotar central para ter desconto de 20% em IPTU

Caroline Maldonado e Mariana Rodrigues | 07/01/2016 11:02
Filas se formaram para receber atendimento. (Foto: Marcos Ermínio)
Filas se formaram para receber atendimento. (Foto: Marcos Ermínio)

A quatro dias do prazo para pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com 20% de desconto, campo-grandenses lotam a central de atendimento nesta manhã e esperam até 40 minutos. Eles dividem espaço com aqueles que estão negociando suas dívidas pelo PPI (Programa de Pagamento Incentivado), que segue até 5 de fevereiro.

Nesta semana, a prefeitura já arrecadou aproximadamente R$ 10 milhões com o programa, que concede descontos de até 100% nos juros de mora e multas para o pagamento à vista. Durante a manhã, cerca de 300 contribuintes chegam a passar pela Central de Atendimento, na Rua Arthur Jorge, 500, ao lado do Paço Municipal. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

O aposentado Osmar de Jesus Paiva, 66 anos, chegou as 8h20 e esperou mais de 40 minutos pelo atendimento a fim de parcelar o IPTU de 2015. “Eu não quero deixar para o último dia. Espero que esse dinheiro que a prefeitura está arrecadando seja usado para tapar os buracos da cidade. Eu troquei pneus e tive que gastar mais R$ 150 para comprar um novo depois de passar em um buraco”, comentou.

Também na espera, o operador de telemarketing Marciano Ferraz dos Santos, 29 anos, teve que esperar o atendimento de 12 pessoas que estavam a sua frente, mas não reclamou. “Nem sei se aumentou ou não meu imposto, mas, de qualquer forma, vou fazer o pagamento porque quero aproveitar o desconto e me livrar dessa dívida”, disse. Ele foi a central retirar a segunda via para pagar o IPTU desse ano, pois o boleto não chegou em casa.

O desconto de 20% parece agradar muita gente e deve deixar a central lotada até segunda-feira (11), prazo para obter benefício. O comerciante, Edmilson Barbosa Rocha, 46 anos, disse que achou que o imposto não teve grande aumento e ficou satisfeito com o abatimento. “Esperava que fosse aumentar mais, mas não aumentou muito e o desconto já ajuda, além disso já elimino uma conta este ano”, disse.

Dezenas de pessoas procuraram a central nesta manhã. (Foto: Marcos Ermínio)
Dezenas de pessoas procuraram a central nesta manhã. (Foto: Marcos Ermínio)

Em contrapartida, os novos valores dos imóveis não trouxeram vantagem para a aposentada Felicíssima Amorim Barbosa, 77 anos. Ela era isenta e neste ano vai ter que pagar o imposto em função do aumento na avaliação do imóvel. “Fiz vaquinha com os filhos para pagar à vista. Toda vida, os ajudei e agora chegou a vez deles me ajudarem”, comentou.

PPI - O programa concede descontos de até 100% nos juros de mora e multas para o pagamento à vista de qualquer imposto municipal. Entram no PPI parcelas vencidas de qualquer crédito tributário e não tributário. Dívidas de parcelamentos ou reparcelamento também poderão ser negociadas.

Pagando à vista, o contribuinte tem desconto de 100% dos juros de mora e dos juros de financiamento, além de anistia de 80% do valor consolidado da multa de mora, multa por infração e acessória.

Para pagamentos parcelados o abatimento é de 80% dos juros de mora e de 60% da multa imposta, se for parcelado em até 10 parcelas mensais e consecutivas.

Nos siga no Google Notícias