ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

CPF do cônjuge também precisa constar na declaração à Receita

Renata Volpe Haddad | 28/04/2016 11:00
Prazo para encerrar declaração do IR 2016 encerra na próxima sexta-feira (29). (Foto: Divulgação)
Prazo para encerrar declaração do IR 2016 encerra na próxima sexta-feira (29). (Foto: Divulgação)

A Receita Federal incluiu novidades na declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2016, entre elas está a alteração na ficha de identificação do contribuinte. A partir deste ano, na pergunta sobre o cônjuge, o CPF do companheiro (a) deve ser informado no preenchimento da declaração.

De acordo com a professora da Uniderp e contadora, Milene Holanda Nantes, a modificação deve-se a política de maior cruzamento de informações. "Antes não existia esse campo no início da declaração. Se o contribuinte for casado, automaticamente precisa informar o CPF, e se não colocar a informação não há como concluir a declaração".

Conforme a contadora, anteriormente era preciso ter o comprovante de renda do companheiro e ter a declaração do outro em mãos. "A Receita Federal modificou isso e filtrou as informações dos dois CPFs, pois agora não há como sonegar impostos pois une os bens e rendimentos do casal", afirma.

Os contribuintes acreditam que fazer a declaração do imposto de renda seja mais vantajoso na questão de deduções, mas segundo Milene, sobre bens materiais, a Receita tem mais controle. Porém, cabe ao casal decidir se realiza a declaração em conjunto ou separado.

"Se o marido declarar o CPF da esposa e ela não fizer, a Receita Federal vai pedir retificação da declaração. Mesmo se cônjuge for isento, tem que declarar o CPF, pois o patrimônio do casal é um só".

Caso haja separação do casal, quando o contribuinte for realizar a declaração do imposto no ano seguinte, é só informar no sistema, o divórcio. "Os cartórios também informam para a receita a separação dos bens e aí as informações são cruzadas e o contribuinte não precisa se preocupar com essa situação", explica a professora.

Segundo informações da Receita Federal, cada cônjuge deve incluir na sua declaração o total dos rendimentos próprios e 50% dos rendimentos produzidos pelos bens comuns, compensando 50% do imposto pago ou retido sobre esses rendimentos, independentemente de qual dos cônjuges tenha sofrido a retenção ou efetuado o recolhimento. Os dependentes comuns não podem constar simultaneamente nas declarações de ambos.

O prazo final da declaração do Imposto de Renda encerra no dia 29 de abril, próxima sexta-feira. Quem perder o prazo precisa arcar com multa mínima de R$ 164,57. O máximo é de 20% do imposto devido. A multa para quem coloca informações erradas ou deixa de colocar dados importantes de propósito é de 150% do imposto devido.

CPF do cônjuge também precisa constar na declaração à Receita
Nos siga no Google Notícias