ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Crescimento econômico do Brasil veio para ficar, diz Mantega

Elaine Patricia Cruz, da Agência Brasil | 27/12/2011 00:31

O Brasil está “se consolidando entre os países que mais estão crescendo no mundo ao longo do tempo”, disse o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao comentar o estudo divulgado pelo Centro de Pesquisa para Economia e Negócios, que apontou o Brasil como a sexta maior economia do mundo, superando o Reino Unido. Mantega deu a declaração em breve entrevista fechada a emissoras de TV, entre elas a TV Brasil, na tarde de hoje (26), em São Paulo.

“Isto é algo que veio para ficar porque nós observamos que vários países do mundo estão em crise e vão continuar crescendo lentamente, como é o caso dos países europeus. Nos tornamos a sexta economia do mundo, porque passamos o Reino Unido e temos chances de continuar passando outros países europeus, que vão continuar em marcha lenta nos próximos anos”, disse o ministro.

Mantega disse ainda que os desafios do Brasil são a de manter o dinamismo e “enfrentar os problemas que essa crise nos coloca”. Entre estes problemas, o ministro citou a falta de crédito internacional e o aumento da “concorrência predatória”.

De acordo com o ministro, o Brasil poderá chegar em 2015, a ser a quinta economia do mundo, caso a economia do país continue crescendo. “Podemos aumentar a nossa média de crescimento e crescer mais do que 4%, em média, nos próximos anos”, disse o ministro.

Para Mantega, apesar de ser agora a sexta maior economia do mundo, o Brasil ainda não pode ser considerado um país avançado. “Temos que melhorar o padrão de vida da população ainda mais. Melhorar a saúde, a educação, dar mais possibilidade para que todos possam adquirir a casa própria. Ainda temos muitos desafios pela frente para chegarmos ao padrão europeu”.

Nos siga no Google Notícias