ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Curso e plantão são opções para ajudar a declarar o Imposto de Renda

Mariana Castelar | 01/04/2016 15:32
Instituições da Capital estão auxiliando os contribuintes que estão com dúvidas na hora de fazer a declaração (Foto: Divulgação/ Assessoria)
Instituições da Capital estão auxiliando os contribuintes que estão com dúvidas na hora de fazer a declaração (Foto: Divulgação/ Assessoria)

O que pode ser deduzido e quem pode ser considerado dependente são algumas das dúvidas que campo-grandenses estão tendo na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda. Para auxiliar o contribuinte a enviar o documento corretamente para Receita Federal até o dia 29 deste mês, instituições de ensino da Capital realizam curso rápido e plantões durante a semana até o fim do mês.

Nesta sexta-feira (1º), às 19h15, a Anhanguera, localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, realizará um curso rápido sobre declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Para facilitar o entendimento, o sistema da Receita será aberto e explicado aos participantes ponto por ponto, que poderão também fazer perguntas. O ingresso será 1kg de alimento não perecível.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da instituição, Luzia Felix da Silva, o intuito é tirar dúvidas da população sobre o preenchimento e, ao mesmo tempo, preparar os estudantes para o dia a dia da profissão, proporcionando vivência e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“Um balanço recente da Receita Federal apontou que apenas 17% contribuintes do Estado entregaram a declaração, ou seja, temos mais de 300 mil sul-mato-grossenses que deverão prestar contas com o governo até 29 de abril”.

Já para quem deseja esclarecer a alguns pontos e fazer a declaração, o plantão de dúvidas da Uniderp funciona de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h. Segundo a instituição, foram 50 contribuintes que já foram atendidos desde o início de março, e a expectativa é que nas duas últimas semanas sejam atendidos cerca de dez pessoas por dia.

Atendimento - O interessado deve comparecer com RG, CPF e título de eleitor; última declaração do Imposto de Renda (caso tenha declarado), informe de rendimentos fornecido pela empresa ou todos os recibos de salários de 2015, comprovantes de pagamentos de mensalidades escolares, despesas médicas e/ou odontológicas, recibos de doações realizados no último ano, todos com CNPJ da empresa que prestou o serviço ou CPF; bens e direitos adquiridos, vendidos e ou existentes até 31/12/2015 (no caso de venda e/ou compra de bens, é necessário apresentar CPF do comprador/vendedor e valor da operação realizada) e a documentação de dependentes, inclusive do cônjuge.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Uniderp é direcionado a pessoas com rendimento de até R$ 60 mil no ano. Isso porque é um atendimento de um projeto de extensão comunitária da Uniderp e não tem fins lucrativos. O atendimento, a orientação, o preparo são totalmente gratuitos. Mas são apenas as declarações simplificadas. As declarações completas devem ser realizadas por um profissional de contabilidade.

Nos siga no Google Notícias