ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

De janeiro a setembro, exportações de frango tiveram queda de 11%

Marta Ferreira | 30/10/2012 09:03

A avicultura em Mato Grosso do Sul exportou, em setembro desse ano, 9,2 mil de toneladas, num total de US$ 21,2 milhões de dólares. O resultado é 21% superior ao mês de agosto que contabilizou 7,5 mil toneladas e US$ 16,1 milhões de dólares.

De janeiro a setembro, total acumulado na exportação de janeiro a setembro foi de 80 toneladas, quantidade 11% menor que o volume embarcado no mesmo período do ano passado, que foi de 90,8 mil toneladas. Segundo dados do Boletim Casa Rural,  o principal comprador, do início do ano até o momento, foi Japão, com 19,5 mil toneladas, seguido por Arábia Saudita, com 18 mil toneladas.

O boletim é elaborado pela Unidade Técnica da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).

Conforme os dados, o setor registrou abate de 11,7 milhões de aves em setembro, 5,2% a mais que em agosto desse ano, com 11,1 milhões. De janeiro a setembro de 2012 foram abatidas 104,9 milhões de aves, volume 4,7% inferior ao mesmo período de 2011.

A economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas avalia que “essa redução nos abates serve para ajustar a oferta e a demanda. As indústrias estão controlando os abates em função do consumo interno baixo. As carnes concorrentes, como bovina e suína, estão mais atrativas".

Segundo ela, o custo de produção da avicultura se manteve alto, em função da alta da soja e milho, utilizados na ração. “Os preços pagos não tiveram valorização em relação ao ano passado e o produtor rural não conseguiu obter maior lucro na atividade”, complementa. Do volume total de 27,3 mil toneladas produzidos em setembro, 66% foi destinado ao mercado interno, seguindo a média brasileira de 69% da produção voltada para o consumo nacional.

Os dados sobre abate, cotação, exportação da avicultura e outras cadeias como suinocultura, pecuária de leite e de corte, silvicultura e agricultura, com milho e soja, estão contemplados no Boletim Casa Rural que está disponível no site da Famasul.

Nos siga no Google Notícias