ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

De leite condensado a hortifrutis, ação expõe itens produzidos em MS

Priscilla Peres e Renata Volpe | 07/11/2016 14:26
Leite condensado é produzido em MS. (Foto: Afranio Pissini/Sebrae)
Leite condensado é produzido em MS. (Foto: Afranio Pissini/Sebrae)
Vários produtos orgânicos estão disponíveis e podem ser comprados. (Foto: Marina Pacheco)
Vários produtos orgânicos estão disponíveis e podem ser comprados. (Foto: Marina Pacheco)

Começou nesta segunda-feira (7), em Campo Grande, a Rota do Desenvolvimento, ação do governo estadual focada nos pequenos negócios e voltada para empresários e prefeitos. De hoje até quarta-feira, os visitantes poderão conhecer o hipermercado 100% sul-mato-grossense, ou seja, só com produtos produzidos aqui.

Há uma infinidade de itens que a maioria nem imagina que é produção local, como leite condensado. Quem visita o hipermercado encontra os produtos e aprende mais sobre onde foi produzido. O objetivo é divulgar a produção local e incentivar os pequenos empresários.

O espaço inclui roupas, lingerie, carne, leite condensado, sorvete, chave de roda, porta, fechadura, embalagem, freezer, além de exposição sobre produtos ligados a celulose e minério de ferro, dois importantes setores do Estado.

Luciano Rodrigues é coordenador da Semade (Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico) e explica que o hipermercado 100% sul-mato-grossense é uma vitrine modelo, para os empreendedores saberem o que é produzido aqui. "Muitos não sabem e o objetivo é mostrar a gama de produtos com a qual o sul-mato-grossense trabalha", explica.

Espaço é voltado para expor itens produzidos em MS. (Foto: Marina Pacheco)
Espaço é voltado para expor itens produzidos em MS. (Foto: Marina Pacheco)

Orgânicos - A agricultura familiar também está presente da Rota do Desenvolvimento. A Feira do Produtos funciona das 8h às 20h com vários produtos frescos e que podem ser adquiridos pelos interessados. Tem mel, doce de leite, fruta, legumes e verduras.

Beloni Garbim é produtora rural em Campo Grande há oito anos. Ela cultiva banana, frutas da estação, legumes e verduras e vende para a Ceasa/MS (Central de Abastecimento de MS). Para ela, a ação é uma boa oportunidade poder expor os produtos.

A empresa Minas Gold que fabrica doce de leite em barra e cremoso pertence a Lindamar Rodrigues Valério. Há 20 anos ela produz em Terenos e patentou a marca há 9 anos, mas no evento também busca ajuda do governo para melhorar as vendas. Ela quer encontrar um lugar fixo para entregar seus produtos e ter mais tranquilidade.

A ação é da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e quer além de divulgar, incentivar o consumo de orgânicos em MS. Diante das demandas dos produtores, o diretor-presidente da Agraer explica que existe um técnico que atua dentro da Ceasa/MS para atender os produtores, no que for necessário. "Os produtores são eficientes da porteira pra dentro, o que fazemos é incentivar e ajudar do lado de fora", disse.

A Rota do Desenvolvimento acontece de hoje até quarta-feira (09), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. As inscrições são gratuitas e a programação completa pode ser encontrada no site http://www.rotadodesenvolvimentoms.com.br/.

Vários produtores ficam até quarta no evento com seus produtos. (Foto: Marina Pacheco)
Vários produtores ficam até quarta no evento com seus produtos. (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias