ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

De olho na Black Friday, Procon dá dicas e lista empresas não confiáveis

Liana Feitosa | 26/11/2014 17:41
Black Friday acontece nesta sexta-feira (28). (Foto: Paulo Francis)
Black Friday acontece nesta sexta-feira (28). (Foto: Paulo Francis)

Com a proximidade da Black Friday na sexta (28), que movimenta o comércio tradicional e on-line, o Procon-SP (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo preparou dicas para que os consumidores evitem prejuízos e ainda divulgou a lista de empresas não confiáveis para compras na internet.

A entidade aconselha que o comprador verifique os preços cobrados antes do dia de descontos. A checagem pode ser feita em sites de busca e nas páginas das empresas participantes.

Outra estratégia válida é analisar a descrição do produto, comparar com outras marcas e imprimir ou salvar todos os arquivos e folders que indicam a oferta. No caso da compra efeituada, é importante salvar todos os documentos, assim como a confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato, etc.

Ler a política de privacidade da loja on-line é outra medida segura a ser adotada. A ação ajuda a saber quais compromissos a empresa assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

Confira outras orientações:

- Procure a identificação da loja no site (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);

- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

- Desconfie de ofertas vantajosas demais;

- Não compre em sites que só aceita pagamento via boleto bancário e/ou depósito em conta.

- Instale antivírus e programas de firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

- Nunca faça compras on-line em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

Nos siga no Google Notícias