A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 28 de Setembro de 2016

26/11/2014 17:41

De olho na Black Friday, Procon dá dicas e lista empresas não confiáveis

Liana Feitosa
Black Friday acontece nesta sexta-feira (28). (Foto: Paulo Francis)Black Friday acontece nesta sexta-feira (28). (Foto: Paulo Francis)

Com a proximidade da Black Friday na sexta (28), que movimenta o comércio tradicional e on-line, o Procon-SP (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo preparou dicas para que os consumidores evitem prejuízos e ainda divulgou a lista de empresas não confiáveis para compras na internet.

Veja Mais
Black Friday "sai" da internet e lojas do Centro aderem à promoção
Dia das Crianças vai movimentar R$ 146 milhões com R$ 119 por presente

A entidade aconselha que o comprador verifique os preços cobrados antes do dia de descontos. A checagem pode ser feita em sites de busca e nas páginas das empresas participantes.

Outra estratégia válida é analisar a descrição do produto, comparar com outras marcas e imprimir ou salvar todos os arquivos e folders que indicam a oferta. No caso da compra efeituada, é importante salvar todos os documentos, assim como a confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato, etc.

Ler a política de privacidade da loja on-line é outra medida segura a ser adotada. A ação ajuda a saber quais compromissos a empresa assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

Confira outras orientações:

- Procure a identificação da loja no site (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);

- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

- Desconfie de ofertas vantajosas demais;

- Não compre em sites que só aceita pagamento via boleto bancário e/ou depósito em conta.

- Instale antivírus e programas de firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

- Nunca faça compras on-line em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

Endividamento das famílias cresce e atinge 58,2%, mostra pesquisa
O endividamento das famílias brasileiras aumentou 0,2 ponto percentual de agosto para setembro deste ano, atingindo 58,2%. Apesar do ligeiro crescime...
Taxa de juros do cheque especial bate novo recorde: 321,1% ao ano
A taxa de juros do cheque especial subiu em agosto. De acordo com informações do Banco Central (BC), divulgados hoje (28), em Brasília, a taxa do che...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions