ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

De olho na restituição, clientes correm para escritórios de contabilidade

Mariana Castelar | 18/04/2016 17:25
Entrega de declaração pode ser realizada atpe o dia 29 deste mês (Foto: Marcos Ermínio)
Entrega de declaração pode ser realizada atpe o dia 29 deste mês (Foto: Marcos Ermínio)

Faltando 11 dias para o prazo final da entrega da declaração do Imposto de Renda, contadores afirmam que dê olho na restituição, muitos campo-grandenses quebraram o costume e já enviaram os dados à Receita Federal.

O contador Ruberlei Bugarelli, conta que o aumento de demanda foi insignificante, porém mais da metade dos seus clientes entregaram a documentação necessária para realizar a declaração mais cedo do que os outros anos. “O trabalho maior que tivemos foi entre os dias 10 a 30 de março, onde cerca de 70% dos nossos clientes entregaram os documentos porque já queriam realizar a declaração”.

Quem também já fez a declaração de cerca de 70% dos clientes, foi o escritório Central de Contabilidade. Segundo o corretor Roberto Estrada, o número de clientes não aumentou, em relação ao ano passado. “Fazemos uma programação antecipada com os clientes, desta forma, os dois lados podem se programar”.

Ruberlei conta que com a tranquilidade nesta reta final, é possível atender clientes que ainda não realizaram a declaração. “O menor valor cobrado é R$200, e não temos como mensurar o máximo porque há declarações completas que são trabalhosas, por isso, depende do limite e do perfil do contribuinte. As declarações completas”.

Já a contadora Rosana Serejo diz que, além de ter aumentado em 10% o números de clientes que tem este ano, em relação ao ano passado, ela não está aceitando nenhum cliente. “Começamos as declarações no dia 15 de março, e devido a demanda que está alta não como pegar nenhum outro trabalho para fazer”.

O contador Roberto Estrada afirma que 70% dos seus clientes já estão com a declaração realizada (Foto: Marcos Ermínio)
O contador Roberto Estrada afirma que 70% dos seus clientes já estão com a declaração realizada (Foto: Marcos Ermínio)

O microempresário Elton dos Santos está com contas atrasadas e por isso correu para declarar bem no início. “Como os gatos com saúde e educação da minha filha são consideráveis, recebo uma restituição que dá para, pelo menos, quitar o cartão de crédito e algumas outras contas menores”.

Com cerca de 40% dos clientes que já fizeram a declaração, o contador Francisco Pereira Gonçalves diz que pelo 10% tinha o objetivo de utilizar o dinheiro para pagamento de contas. “Além disso, tivemos um aumento na procura de clientes de 15%, mas mesmo com a correria, ainda temos espaço”.

Para quem entregou a declaração bem no começo, que iniciou no dia 1º de março, deverá receber no 1º lote, que está agendado para sair no dia 15 de junho deste ano. Porém, de acordo com o site da Receita Federal, os idosos com mais de 60 anos têm prioridade no recebimento das restituições, assim como contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave

Além disso, as restituições são pagos em lotes tradicionais se não houver inconsistências. Caso haja algum erro, ou pendência, ela é retida em malha fina para verificação é só é liberada após correção, ou apresentação de documentação pelo contribuinte.

Nos siga no Google Notícias