ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Dobra número de agências fechadas pela greve em Campo Grande

Caroline Maldonado | 03/10/2014 12:13
Clientes recorrem a caixa eletrônico (Foto: Marcelo Victor)
Clientes recorrem a caixa eletrônico (Foto: Marcelo Victor)

Após quatro dias de greve dos bancários, o número de agências fechadas quase dobrou em Campo Grande, passando de 44 no primeiro dia de paralisação, na terça-feira (30), para 83 nesta sexta-feira (3). Em Dourados, a 233 quilômetros da Capital, o movimento também aumentou e são 36 agências paradas na região do município.

Em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, as nove agências do município aderiram a paralisação nacional logo no primeiro dia. A expectativa é de que a greve se encerre em breve, já que a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) chamou a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) para retomar a negociação em reunião hoje (3), as 17h, em São Paulo.

A presidente do Sindicário (Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região), Iaci Torres, desembarcou no fim desta manhã em São Paulo para participar da reunião junto a outros 35 representantes sindicalistas. “A greve está muito forte, com quatro dias de adesão grande, então estamos imaginando que eles tenham alguma proposta interessante a fazer”, afirma a presidente da entidade.

Segundo Iaci, se houver uma proposta avaliada como boa pelos representantes dos sindicatos e das federações dos bancários será levada a assembleia com os trabalhadores para votação. “Tendo uma nova proposta, o que acreditamos que terá, aí vão ser chamadas as assembleias e os bancários vão avaliar a proposta”, explica.

Negociação - Os bancários querem reajuste de 12,5% nos salários, piso salarial de R$ 2.979,25 e aumento maior para os vales refeição, alimentação e auxílio-creche/babá; que estão entre os 20 itens da reivindicação.

No sábado (28), durante última reunião com os sindicalistas, a Fenaban propôs aumentar de 7% para 7,35% o reajuste salarial. Sindicalistas de todas as regiões do país negaram a proposta. A categoria cobra ainda o fim das dispensas sem motivo, da cobrança por metas, ampliação dos itens do projeto piloto de segurança para todo o Brasil e igualdade de oportunidades na ascensão profissional.

Nos siga no Google Notícias