ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Dourados deve ganhar porto seco ainda neste ano

Nadyenka Castro | 06/05/2013 14:03
Senador Moka é um dos responsáveis pelo projeto. (Foto: Divulgação)
Senador Moka é um dos responsáveis pelo projeto. (Foto: Divulgação)

O município de Dourados, distante 233 quilômetros de Campo Grande, deve ganhar porto seco ainda neste ano. O projeto é articulado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e pelo senador Waldemir Moka (PMDB).

O plano prevê a consolidação do polo metal-mecânico de Dourados, por meio do uso dos incentivos fiscais, previstos no Programa de Desenvolvimento Regional, lançado recentemente pelo governador André Puccinelli, e parcerias com as prefeituras.

Está prevista para o próximo dia 24, em Dourados, reunião entre o prefeito Murilo Zauith, representantes dos empresários e senador Moka para discutir as parcerias entre os setores público e privado.

O senador Moka argumenta que a criação de portos secos nas principais cidades do Estado vai acelerar o processo de comercialização dos produtos, gerando mais lucro aos empresários, que poderão contratar mais e pagar melhores salários. “Com o porto seco, os produtos chegam aos portos, vão diretos para os contêineres e de lá para o seu destino no exterior”, avalia.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, afirma que, além dos incentivos governamentais para a instalação e a ampliação de empresas, a liberação de documentos oficiais em menor tempo, como as licenças ambientais, facilitará o desenvolvimento do polo industrial de Dourados e Ponta Porã.

Porto seco é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estradas, vias férreas ou aéreas. Estão situados na zona secundária onde são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem.

De acordo com Longen, os terminais trazem para os exportadores a agilidade necessária no desembaraço aduaneiro e, consequentemente, redução do tempo de espera para a mercadoria ser embarcada. “O sistema reduz o tempo de espera dos caminhões nas filas e os custos de armazenagem das mercadorias”, explica.

Ferrovia - O senador Moka afirma que o processo de consolidação industrial da região da Grande Dourados terá apoio da ferrovia que ligará Maracaju a Cascavel, no Paraná. Em 2011, Moka conseguiu aprovar a destinação de R$ 2,5 bilhões para construção do trecho ferroviário interligando Maracaju, Dourados, Mundo Novo e demais cidades da região a Cascavel, Guarapuava e Foz do Iguaçu, no Paraná.

A emenda proposta por Moka em 2011 corrigiu falha do Governo federal, que deixou de destinar recursos para o projeto. “Foi uma correção e aproveitamos para pedir dotação equivalente ao tamanho do empreendimento”, explica o senador.

Nos siga no Google Notícias