ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Dourados ganha primeiro frigorífico de peixes, com capacidade para 5 mil kg/dia

Gabriel Neris | 14/09/2012 15:46

Mais dois frigoríficos estão em construção, um localizado na área urbana do município, e o outro em Porto Cambira

Frigorífico está pronto para a produção de abate de peixes, em Dourados (Foto: Divulgação)
Frigorífico está pronto para a produção de abate de peixes, em Dourados (Foto: Divulgação)

Está pronto para produção o primeiro frigorífico de abate de peixes de Dourados. O Douramar Alimentos, da MSM Pescados, está localizado na BR-463.

Mais dois frigoríficos estão em construção, um localizado na área urbana do município, e o outro em Porto Cambira.

O Douramar Alimentos tem capacidade de abate até 5 mil quilos de peixes por dia, gerando 34 empregos diretos. O empresário Domingos Marcante não revelou o valor do investimento, mas disse que a obra foi construída sendo readaptada agora para obter o registro de inspeção da prefeitura.

Na próxima fase de investimentos serão implantados os equipamentos para aproveitamento dos subprodutos do processamento do pescado, que são a poupa (resíduos de carne que podem ser usados para fazer linguiça e outros prensados), a barrigada utilizada na compostagem (adubo) ou ração e o couro, destinado a acessórios e artesanatos.

Hoje (14), o diretor de Indústria da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, Edevaldo Sétimo Carollo, e o veterinário do Sind (Serviço de Inspeção Municipal de Dourados), Vitor Bordin, estiveram no frigorífico, em reunião com o diretor Domingos Marcantes. Eles também aproveitaram para conhecer a piscicultura e o modelo de produção da Dourimar, que está em implantação.

O frigorífico faz parte do projeto de apoio ao pescado na região da Grande Dourados, ligado a Associpisco (Associação Pisicola de Interesse Coletivo), voltada para pesquisa, formada por 26 técnicos, 13 pesquisadores e 6 piscicultores.

Na mesma propriedade onde está localizado o frigorifico, está sendo desenvolvido o programa “P D’Água”, que pretende abranger todos os municípios da bacia do Rio Paraná. O programa está sendo desenvolvido em 40 hectares da Fazenda Marcante.

O programa prevê a implantação de pequenos frigoríficos nos municípios da região e uma central de comercialização, em Dourados.

Nos siga no Google Notícias