ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Duarte critica "cláusulas imorais" de contrato da Aneel

Redação | 01/04/2009 13:31

O deputado Paulo Duarte (PT) disse nesta manhã que o Contrato de Concessão para Prestação de Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica, assinado em 4 de dezembro de 1997 entre a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a Enersul, contém cláusulas imorais, embora previstas em lei.

O parlamentar participou ontem de reunião com o vice-presidente da Enersul, Sidney Simonaggio, para tratar da proposta de revisão da tarifa.

No documento, constam os cálculos de despesas da empresa e a estimativa de reajuste de mais de 23% da tarifa de energia, a vigorar a partir de 8 de abril.

Paulo Duarte contestou o fato de que os investimentos com o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica - Luz para Todos, lançado pelo governo Federal em 2004, sejam custeados pelos consumidores da Enersul.

O parlamentar também considerou uma "excrescência" a permissão para que a Enersul cobre dos demais consumidores os prejuízos provocados pelo furto de energia elétrica, conhecido como "gato".

Ele explicou que hoje quem assume a conta da energia roubada é o consumidor que paga suas faturas em dia.

O parlamentar petista disse ainda discordar da CCC-ISOL (Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis dos Sistemas Isolados), que é administrada pela Eletrobrás e tem como finalidade o reembolso de parte dos custos com combustíveis utilizados na geração de energia elétrica nas usinas localizadas em regiões isoladas eletricamente em estados como o Amazonas e o Maranhão.

"Em outras palavras, o consumidor de Mato Grosso do Sul está pagando o diesel que fornece energia elétrica para outras regiões do País", criticou o petista.

Paulo Duarte acredita que o momento é oportuno para que a bancada federal de Mato Grosso do Sul, em especial o senador Delcídio do Amaral (PT), grande conhecedor do setor, inicie um discussão nacional sobre as cláusulas aviltantes do contrato de concessão.

Nos siga no Google Notícias