ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Durante Showtec, Maracaju é cotada como polo de desenvolvimento

Paula Vitorino e Carlos Martins | 23/01/2013 13:37
Autoridades fazem passeio por campo experimental durante o Showtec, aberto hoje em Maracaju. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Autoridades fazem passeio por campo experimental durante o Showtec, aberto hoje em Maracaju. (Fotos: Rodrigo Pazinato)

Durante a abertura da 17ª edição do Showtec, nesta manhã, foram firmadas parcerias para investimento na agricultura do Estado e empreendimentos no município de Maracaju, que sedia o evento. A cidade, uma das maiores produtoras agrícolas do Estado, tem previsão de transformar em polo de desenvolvimento regional.

“Maracaju é o futuro polo de desenvolvimento do Estado. Vai ser o grande entroncamento de logística da região centro-sul”, afirmou a titular da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo) Teresa Cristina Corrêa.

A secretária fez a previsão já com base nos resultados que as construções de ferrovias na região devem trazer para o município, que está na rota dos trilhos. O senador Waldemir Moka (PMDB) garantiu que a instalação das ferrovias está no plano plurianual do Governo Federal e que a presidente Dilma Rousseff (PT) já se manifestou que as ferrovias são prioridade.

Moka também adiantou que uma empresa italiana de trilhos tem interesse em se instalar no Estado. Na onda de investimentos na região, o senador ainda garantiu que está se empenhando para destinar uma parcela do orçamento federal para a instalação de um Centro de Tecnologia, Inovação e Informação, Maracaju.

O prefeito Maurílio Azambuja ainda anunciou que o município deve receber a instalação de uma empresa de grupo chinês, com uma fábrica de esmagadora de milho.

Senador Moka e autoridades assinaram convênios. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Senador Moka e autoridades assinaram convênios. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Agricultura – Para o setor da agricultura em todo o Estado, a titular da Seprotur disse que o Governo do Estado está buscando recursos junto ao Ministério da Integração para elaborar o Plano Estadual de Irrigação.

“Com a abundância de águas no Estado, esse projeto será um sucesso”, apostou.

O tema da irrigação é uma das novidades que a Showtec traz nesta edição, com palestras voltadas para o assunto.

Dois convênios firmados com a Fundação MS, que realiza o evento, também pretendem trazer investimentos para a agricultura estadual. O Governo firmou convênio de R$ 1.200 milhão destinado a pesquisa da cadeia produtiva e compra de colhedeiras pela Fundação MS e Fundação Chapadão.

A outra parceria vai permitir que pesquisadores da Fundação MS atuem na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

O Showtec continua até sexta-feira (25), com palestras, exposições e consultoria para produtores.

Nos siga no Google Notícias