ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Economista estima que conta de energia suba até 20% com leilão de usina

Renata Volpe Haddad | 25/11/2015 17:59
Leilão pode encarecer custo da energia elétrica para os consumidores. (Foto: Vanessa Tamires/ Arquivo)
Leilão pode encarecer custo da energia elétrica para os consumidores. (Foto: Vanessa Tamires/ Arquivo)

Com o leilão das usinas de Jupiá e Ilha Solteira arrematada pela empresa China Three Gorges Brasil Energia Ltda, os consumidores brasileiros vão arcar com um reajuste de energia de 15% a 20%, em função do processo de privatização.

De acordo com o economista Fernando Abrahão, o reajuste deve-se a taxa de outorga estabelecida no leilão. "Haverá um aumento na arrecadação do ICMS e o kw/h vai triplicar de R$ 32 para R$ 120, triplicando também o valor da energia", comenta.

Esse reajuste será rateado entre os consumidores do país, já que outras usinas também passam por processo de privatização.

Ainda segundo o economista, o reajuste tarifário deve ser a partir de abril de 2016. "A tabela de reajuste de Mato Grosso do sul é sempre em meados de abril, mas o aumento para os consumidores deve acontecer no máximo até 2017", explica.

E com o aumento da energia, outros produtos também sobem de preço, principalmente alimentos industrializados. "Hoje em dia tudo funciona a base da energia elétrica e os supermercados e açougues que têm muitos resfriadores e freezers, acabam repassando o aumento para o consumidor", alega.

Porém, a privatização é positiva para o Brasil, já que as empresas tem uma capacidade de investimento melhor que o governo. "O país ganha com isso e outro fator é que os royalties dos municípios vão triplicar com a privatização das hidrelétricas, ou seja, onde as usinas estão instaladas, as cidades recebem mais", afirma.

Nos siga no Google Notícias