ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Eduardo Cunha diz que governo deve buscar alternativa ao fator previdenciário

Iolando Lourenço - Agência Brasil | 14/05/2015 21:05
Cunha: fim do fator previdenciário foi discutido e aprovado em 2009 (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Cunha: fim do fator previdenciário foi discutido e aprovado em 2009 (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (14) que o governo precisa buscar uma alternativa ao fator previdenciário. “Acho que o fator é um tema que a Casa vem tentando enfrentar há muito tempo”.

Ontem (13), durante a votação dos destaques apresentados à medida provisória (MP 664), os deputados aprovaram dispositivo que altera o fator previdenciário, estabelecendo a regra 85/95 para a aposentadoria no sistema geral da Previdência.

Eduardo Cunha lembrou que o Congresso discutiu e aprovou o fim do fator previdenciário em 2009, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a medida. “Se o veto tivesse sido apreciado, teria sido derrubado. Da mesma forma agora. Se vetar, acho pouco provável que o Congresso mantenha o veto. É preciso que se busque uma alternativa”, esclareceu.

De acordo com o presidente da Câmara, o governo está tentando reconstruir sua base de apoio na Câmara e que a entrada do vice-presidente da República, Michel Temer, na articulação política melhorou a relação com os partidos. “Acho que o processo é progressivo. Com a entrada do vice-presidente na articulação, houve uma melhora. Como estava não tinha articulação".

Líder do governo, o deputado José Guimarães (PT-CE) comemorou as votações de hoje. "Os aliados do governo rejeitaram todos os destaques que modificavam a MP 664. O balanço é positivo. A discussão de ontem foi ontem. Todos os destaques da oposição foram rejeitados”, acrescentou.

Segundo Guimarães, nos próximos dez anos, o impacto nas contas com o fim do fator previdenciário chega a R$ 40 bilhões. Nos próximos 20 anos, alcançará a R$ 300 bilhões

Guimarães informou que quarta-feira (20) a Câmara vota o projeto que reduz o benefício fiscal de desoneração da folha de pagamentos concedido a 56 segmentos econômicos para diminuir o custo com a mão de obra e aquecer a economia.

O projeto é mais uma das medidas de ajuste fiscal do governo. Para Guimarães, a aprovação da proposta é importante para o ajuste fiscal e um sinal “que estamos ajudando a retomar o crescimento da economia”.

Em relação aos destaques que modifica as regras de aposentadoria, o líder governista explicou que está discutindo com o governo a prioridade de um fórum para apresentar ao país uma proposta global que discuta os direitos previdenciários e não só a questão do fator previdenciário. “Temos de discutir o futuro da Previdência Social”.

Nos siga no Google Notícias