ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Em 3 meses será apresentado relatório sobre alcoolduto

Redação | 20/03/2008 10:36

O prazo é de 90 dias para que seja entregue o relatório sobre a viabilidade econômica da construção de um alcoolduto ligando Campo Grande ao porto de Paranaguá (PR). O tempo começa a contar a partir de hoje, após assinatura entre Petrobras e governos de Mato Grosso do Sul e Paraná do termo de cooperação técnica para a criação de grupo de estudo e implantação do projeto.

Já existe previsão de inicio da obra para o primeiro semestre de 2009 e conclusão em 2010, com investimento de US$ 1 bilhão. A implantação viabilizará o escoamento da produção de etanol dos dois estados para exportação. O duto terá 900 quilômetros entre Campo Grande e Paranaguá, projeto sob a responsabilidade da Petrobras.

O Estado já conta com 12 usinas de álcool e 40 projetos em fase de homologação pela Secretaria de Produção. A previsão de investimentos privados para a produção é de R$ 9,2 bilhões, com a moagem de 85 milhões de toneladas de cana ao ano. Em cinco anos, o governador espera que Mato Grosso do Sul seja o líder nacional no setor.A maior parte da produção das usinas será destinada à produção do álcool combustível, que deve industrializar anualmente 3,4 bilhões de litros.

Em fevereiro, a Petrobras já havia aprovado a criação de uma empresa com os sócios privados Camargo Correa e a japonesa Mitsui para a realização das fases do projeto conceitual básico de construção de um outro alcoolduto, ligando a cidade de Senador Canedo (GO) a Paulínia (SP).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os governadores André Pulcinelli (MS) e Roberto Requião (PR) e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli particiam nesta manhã do ato de assinatura, no Centro de Treinamento da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz de Iguaçu (PR).

Existe a expectativa de que Puccinelli também assine na ocasião termo para implantação da estrada de ferro de Maracaju (MS) a Cascavel (PR). (com informações da Agência Brasil).
Nos siga no Google Notícias