ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Em ano de queda na receita, indústria fecha 6 mil postos de trabalho

Caroline Maldonado | 28/01/2016 10:42
Construção foi o segmento que mais reduziu os postos de trabalho em 2015, foram 3.205 a menos (Foto: Marcelo Vitor)
Construção foi o segmento que mais reduziu os postos de trabalho em 2015, foram 3.205 a menos (Foto: Marcelo Vitor)

Juntas, as indústrias de transformação, extrativismo mineral, construção civil e de serviços de utilidade pública, demitiram mais de 9.185 funcionários ao longo de 2015, em Mato Grosso do Sul. No ano, foram abertas somente 2.930 vagas. O deficit é de 6.255 na geração de empregos. Os números são resultado de um ano difícil para o setor com queda na receita e exportações reduzidas em 21,9%.

Com isso, o desempenho da indústria ficou atrás do setor de serviços, administração pública e do comércio, segundo a Fiems (Federação das Indústrias de MS). O segmento da construção foi o que mais enxugou os postos de trabalho.

Os dados da entidade revelam que dezembro registrou o décimo mês consecutivo com redução de vagas na indústria sul-mato-grossense, com saldo negativo de 2.136 vagas.

De janeiro a dezembro, as maiores reduções ocorreram na indústria da construção, foram 3.205 postos de trabalho a menos. Em seguida, estão a indústria química, com menos 1.687 e o segmento de têxtil e do vestuário, com redução de 1.644. A indústria de produtos alimentícios e bebidas teve que diminuir em 961 as oportunidades para o trabalhador e a mecânica, em 719, enquanto a metalúrgica perdeu 489 postos.

Somente no mês de dezembro, a indústria da construção foi a que mais registrou redução nos postos de trabalho, foram 723 a menos. Em segundo lugar, está a indústria química, com queda de 394 postos e em terceiro, a indústria de produtos alimentícios e bebidas, que diminuiu em 200 os postos.

No mês, o segmento de calçados reduziu em 190 os postos de trabalho e indústria têxtil e do vestuário teve que enxugar 172 vagas. Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, atualmente, a atividade industrial responde por 19,5% de todo o emprego formal existente em Mato Grosso do Sul.

“Com o desempenho ocorrido no último mês do ano, a indústria caiu do 3º para o 4º maior contingente de trabalhadores formais do Estado, condição ocupada pela última vez em 2006”, detalhou o economista.

Segmentos – Ao todo, 77 atividades industriais apresentaram saldo positivo de contratação, com a abertura de 2.930 vagas. Destacam-se o abate de suínos, aves e outros pequenos animais, com abertura de 520 vagas; distribuição de energia elétrica, com mais 228 oportunidades; fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado, que aumentaram em 199 os postos de trabalho e obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações, com geração de 197 vagas.

Cidades – Em 38 dos municípios, as indústrias registraram aumento na contratação em 2015, com abertura de 1.888 vagas. Entre as cidades com saldo positivo de 70 a 300 vagas, destacam-se São Gabriel do Oeste, Anastácio, Nova Andradina, Itaquiraí, Juti, Sidrolândia, Angélica, Bataguassu, Chapadão do Sul, Coxim e Terenos.

Em contrapartida, em 39 municípios as industriais fecharam 11.073 vagas. Entre as cidades com saldo negativo de 989 a 3,9 mil vagas destacam-se Campo Grande, Três Lagoas e Dourados, as que mais enxugaram o número de oportunidades.

Também reduziram os postos de trabalho, Bataiporã, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Naviraí, Caarapó, Corumbá, Eldorado, Aparecida do Taboado, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Iguatemi e Costa Rica. Essas cidades fecharam entre 98 e 759 vagas, cada.

Nos siga no Google Notícias