ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Em documento, IBGE diz que usinas Ilha Solteira e Jupiá são de MS

Renata Volpe Haddad | 14/12/2015 16:31
IBGE define que usinas Jupiá e Ilha Solteira pertencem a Mato Grosso do Sul. (Foto: Vanessa Tamires/ Arquivo Campo Grande News)
IBGE define que usinas Jupiá e Ilha Solteira pertencem a Mato Grosso do Sul. (Foto: Vanessa Tamires/ Arquivo Campo Grande News)

Na corrida pela disputa de domicílio fiscal, Mato Grosso do Sul ganhou um ponto em relação a São Paulo. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) definiu que as Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, estão sediadas em Mato Grosso do Sul.

Essa definição existe desde 2005, mas antes do leilão que foi realizado em 25 de novembro deste ano, os municípios de Castilho e Ilha Solteira, solicitaram à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para que o IBGE fizesse um edital declarando a quem pertencia o domicílio fiscal.

Conforme o procurador jurídico de Três Lagoas, Clayton Mendes, dentro do processo de licitação, os municípios paulistas pediram a confirmação. “E o IBGE novamente confirmou que os domicílios fiscais das usinas pertencem a Mato Grosso do Sul”, alega.

Mendes afirma que após a assinatura dos contratos de concessão, a vencedora do leilão China Three Gorges Brasil Energia Ltda, será notificada extraoficialmente. “Vamos anexar os documentos do IBGE e entregar para a nova Concessionária a respeito do domicílio fiscal e espero que seja respeitada a localização das usinas, já que Selvíria e Três Lagoas, tem direito ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das operações e aos municípios os royalties pelos empreendimentos, sendo importante para a economia", destaca.

Estima-se que a arrecadação do imposto em Três Lagoas, teria acréscimo de R$ 15 milhões a R$ 18 milhões por ano.

A localização da Casa de Força de Jupiá fica em Três Lagoas, e a de Ilha Solteira, em Selvíria. O barramento da Usina Jupiá está localizado em Três Lagoas e Castilho (SP). E da Usina de Ilha Solteira, nos municípios de Selvíria e Ilha Solteira.

Impasse - Em 18 de agosto deste ano, o Ministério de Minas e Energia publicou a portaria nº 384 no Diário Oficial na qual reconheceu que as Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá estão em Mato Grosso do Sul, porém, os municípios paulistas de Castilho e Ilha Solteira questionaram a publicação.

Nos siga no Google Notícias