ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Em greve, funcionários dos Correios fazem manifestação

Luciana Brazil | 25/09/2012 16:30
Sob chuva, funcionários fazem mobilização em frente ao prédio dos Correios. (Foto: Minamar Júnior)
Sob chuva, funcionários fazem mobilização em frente ao prédio dos Correios. (Foto: Minamar Júnior)

Em greve desde ontem, funcionários dos Correios em Campo Grande fizeram uma mobilização nesta terça-feira (25) em frente ao prédio da empresa, na rua Barão do Rio Branco. Com faixas e bandeiras, a categoria reivindica aumento de 43,7% no salário base.

Os Correios tinham oferecido, até o momento, apenas o reajuste de 5,2% e o mesmo valor para os outros benefícios.

Apesar do apelo inicial de mais de 40%, a categoria protocolou uma contraproposta de reajuste, aprovada em assembleias e baseada na sugestão da ministra Cristina Peduzzi, vice-presidenta do TST (Tribunal Superior do Trabalho), que prevê reajuste salarial de 5,2%, aumento linear de R$ 80 e reajuste de 8,84% no vale-alimentação, além do abono dos dias que não foram trabalhados e a manutenção de cláusulas do plano de saúde.

A segunda audiência de conciliação entre a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) foi marcada pela ministra do TST Kátia Arruda, para hoje, às 14 horas.

De acordo com o secretário geral do Sintect/MS (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul) Alexandre Takashi de Sá, a expectativa é que 60% dos funcionários, de cada setor dos Correios, participem da paralisação. “Temos que manter 40% dos empregados de cada setor trabalhando, como prevê o estatuto”, afirmou.

O secretário afirmou ainda que não possui o número exato de funcionários que aderiram à greve.

Apesar da paralisação da categoria, que poderia abrir espaço para conversa entre as partes, a possibilidade de negociação entre os Correios e os funcionários foi suspensa depois que a empresa entrou com uma ação de dissídio coletivo junto ao TST.

A ação foi ajuizada depois que alguns sindicatos do país anteciparam o prazo final para negociação, que é hoje, e paralisaram as atividades ainda no dia 11 deste mês, conforme explicou o membro do Sintect, Arionaldo Espinoza da Silva, 42 anos.

Ederlon criticou a atitude do sindicato.
Ederlon criticou a atitude do sindicato.

“O prazo era dia 25 de setembro. A gente não marca um dia para greve, mas sim um prazo limite para negociação e alguns sindicatos não cumpriram”, destacou o carteiro Wilton dos Santos Lopes, 33 anos, membro do sindicato.

Entre rixas e acusações de jogos políticos, funcionários afirmam que o sindicato não apoiou a greve durante a assembleia realizada ontem. “Eles não foram nem contra e nem a favor, eles não estão do nosso lado”, afirmou o carteiro Ederlon, há 13 anos trabalhando na empresa.

Em defesa do sindicato, membros afirmaram que a postura da entidade preservou os princípios do estatuto. "Nós não podemos influenciar a diretamente no resultado da votação, por isso não votamos pela greve", disse Wilton.

Segundo eles, poucas pessoas estavam presentes na assembléia, o que teria forçado os diretores da entidade a se absterem do voto para não influenciarem o resultado.

Nos siga no Google Notícias