ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Em Mato Grosso do Sul, redução na tarifa de energia é de 18%

Nadyenka Castro | 24/01/2013 17:36

A redução na tarifa de energia, que começou a valesar, será de 18% para os consumidores residênciais de Mato Grosso do Sul será de pouco mais de 18%.

Nos cinco municípios da região do Bolsão do Estado atendidos pela Elektro a conta ficará 18,47% menor e nos de responsabilidade da Enersul, 18,24%. Cada concessionária teve redução diferente. A média, no País, é de 20%.

Os valores citados valem para os consumidores de baixa tensão. Já para os de alta tensão, conforme a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o desconto pode chegar a 32%. A redução entra em vigor nesta quinta-feira.

De acordo com a Aneel, a nova tarifa é resultado da legislação que promoveu a renovação das concessões de transmissão e geração de energia que venciam até 2017.

A redução só foi possível devido à alocação de cotas de energia, resultantes das geradoras com concessão renovadas, a um preço médio de R$ 32,81/ MWh; à redução dos custos de transmissão; à redução dos encargos setoriais e à retirada de subsídios da estrutura da tarifa, com aporte direto do Tesouro Nacional.

O consumidor só irá perceber diferença na conta a partir de 25 de fevereiro, porque as datas de leitura dos relógios são distribuídas ao longo do mês. Ou seja, no primeiro mês de vigência das novas tarifas, dependendo da data de vencimento da conta, parte do consumo utilizará a tarifa antiga e outra parte a nova tarifa, reduzida.

Nos siga no Google Notícias