A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 27 de Setembro de 2016

22/04/2016 20:46

Em meio à polêmica, Anatel proíbe limitação de acesso na internet fixa

Nyelder Rodrigues

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) proibiu que operadoras de banda larga fixa limitem o acesso à internet através de planos com franquia de dados.

Veja Mais
OAB/MS diz que limitação de internet banda larga fixa é prática abusiva
Após polêmica, medida suspende redução da velocidade da internet

A decisão foi tomada no começo da noite desta sexta-feira (22) em Brasília (DF) pelo Conselho Diretor da instituição e vale por prazo indeterminado, até que a questão seja melhor avaliada.

De acordo com nota emitida na página do órgão no Facebook, o ato atende a manifestações enviadas recentemente por usuários. Com isso, até a conclusão do processo, as operadoras não poderão reduzir a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente nos casos em que os consumidores utilizarem toda a franquia contratada, mesmo que haja previsão em contrato.

Na segunda-feira (18), a Superintendência de Relações com Consumidores já havia proibido, em caráter preventivo, a limitação da internet fixa pelo prazo de 90 dias.

A proposta de limitação feita pelas operadoras gerou vários protestos e manifestações contrárias de órgãos de proteção ao consumidor e também da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A Vivo é a operadora que encabeça a questão, alegando que o fluxo criado com jogos online e transmissão de vídeos em serviços como YouTube e Netflix sobrecarregam a rede, diminuindo a qualidade do serviço oferecido para todos os usuários. Especialistas na área rebatem a afirmação.

OAB/MS diz que limitação de internet banda larga fixa é prática abusiva
A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mato Grosso do Sul considera prática abusiva a intenção das operadoras de telefonia de querer limitar a i...
Após polêmica, medida suspende redução da velocidade da internet
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou medida cautelar nesta segunda-feira (18) em que recomenda que as operadoras não limitem a in...
Em queda de 0,5%, dólar comercial fecha cotado a R$ 3,23 nesta terça-feira
Cotado a R$ 3,231 na venda, o dólar comercial fechou a terça-feira (27) em queda de 0,5%. Na véspera, a moeda havia terminado o dia praticamente está...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions