ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Em MS, 16 mil declarações do Imposto de Renda já foram feitas

Paula Vitorino | 07/03/2012 17:47

Desde o início do prazo para a declaração do Imposto de Renda, 16 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul já declararam seus rendimentos em 2011 ao “leão”. Oficialmente, o prazo começou a uma semana, mas neste ano o formulário de declaração foi disponibilizado para consulta antes, no dia 24 de fevereiro.

Em todo o Brasil, já foram quase 1,100 milhão de declarações do Imposto de Renda. Os dados são com base na atualização das informações às 17h, horário de MS.

Na avaliação do auditor fiscal Antônio César de Campos, a participação do contribuinte no Estado está segundo positiva. Ele ressalta que não existem dados dos anos anteriores sobre o número de declarações no mesmo período, mas considera que a entrega do IR “está sendo ágil”.

A estimativa da Receita Federal é de 318 mil declarações neste ano. Em 2011 foram 310 contribuintes que apresentaram seus rendimentos.

O prazo para a declaração termina às 22h59 do dia 30 de abril. Além de evitar dor de cabeça, congestionamento nos sistemas e multa, o contribuinte que faz a declaração primeiro tem prioridade na restituição, que começa a ser depositada a partir de junho.

Os contribuintes que perderem o prazo até 30 de abril vão pagar multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto ao mês. Neste caso, a Receita opta pelo valor maior.

Tem que apresentar a declaração do IR quem teve rendimentos superiores a R$ 23.499,15 durante 2011. O download do formulário de declaração deve ser feito pelo link http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2012/default.htm.

Nos siga no Google Notícias