ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Em MS, 36% das empresas em alto crescimento estão ativas

Redação | 27/10/2010 17:21

O estudo Demografia das Empresas divulgado hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que a maior parte das empresas de alto crescimento existentes em Mato Grosso do Sul está concentrada no setor do comércio.

Conforme Edison Araújo, presidente da Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), o estado passa por um pleno processo de crescimento econômico.

Por conta disso, as empresas estão fazendo análises mais detalhadas do mercado e da viabilidade de instalação antes de abrirem suas portas, na tentativa de se tornarem sólidas, de acordo com Edison.

São consideradas empresas de alto crescimento aquelas que têm aumento médio do pessoal ocupado assalariado superior a 20% ao ano, por um período de três anos e têm pelo menos 10 pessoas assalariadas no ano inicial de observação.

Dentre essas, as que tinham até cinco anos de idade no ano inicial da análise (2005) são chamadas "gazelas". As empresas foram analisadas no período 2005-2008.

Em Mato Grosso do Sul foram identificadas 754 empresas de alto crescimento. Destas 275 no setor de comércio (compreendendo reparação de veículos automotores e motocicletas), que juntas empregavam 8.542 assalariados, de um total de 91.524 no setor.

Significa que 9,3% da força de trabalho do comércio de Mato Grosso do Sul estão nas empresas de alto crescimento, que representam menos de 1% do total de 28.008 empresas. Outro dado importante é que no comércio, 36% das empresas de alto crescimento são "gazelas".

Nos siga no Google Notícias