ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Em MS, lucro do comércio varejista cai 10% e do atacadista sobe 18%

Nadyenka Castro | 02/07/2012 17:20

Informações da Pesquisa Anual do Comércio são referentes ao período 2009/2010 e apontam o que já acontece há 10 anos no varejo

Pesquisa Anual do Comércio divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro da Geografia e Estatística), aponta que enquanto a margem de lucro do comércio varejista de Mato Grosso do Sul reduziu de 2009 para 2010, neste mesmo período a do atacadista cresceu.

Conforme os dados, de 2009 para 2010 a margem de lucro do varejo caiu quase 10%, passando de R$ 1,9 bilhões para R$ 1,7 bilhões. A redução já vem ocorrendo há pelo menos 10 anos.

De acordo com a Fecomércio (Federação do Comércio e Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Su), a quantidade de funcionários nas empresas diminuiu 0,5%, passando de 83,6 mil a 83,2 mil.

Para o presidente da Fecomércio, Edison Ferreira de Araújo, a queda na margem de lucro acompanha o aumento da competitividade acirrada principalmente com a tecnologia da informação e avanços das vendas pela internet. “Agora as empresas precisam minimizar seus custos e otimizar a capacidade de vendas para vender ou prestar serviços em escala”.

Conforme a Fecomércio, pesquisas mostram que o setor atacadista do Estado elevou as margens de comercialização em 18%, o que, na avaliação Edison Araújo, representa o crescimento e a busca incessante dos consumidores para amenizar suas despesas. Positivamente o comércio atacadista conta também com poder de negociação e redução de custo na logística e ganho em escala.

Também houve aumento, em 40%, da margem de comercialização de empresas do segmento de veículos e peças. Para a Fecomércio, o resultado é consequência dos incentivos fiscais e aumento do poder de compra da população, principalmente a classe C.

Nos siga no Google Notícias