ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Em MS, mais de 183 mil ainda não sacaram benefício do PIS

Jeozadaque Garcia | 09/02/2012 17:17

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (09) pela Caixa Econômica Federal indica que 183.604 pessoas ainda não sacaram os valores referentes ao abono e rendimentos do PIS (Programa de Integração Social). Desde agosto do ano passado, quando passou o vigorar o calendário de 2011, mais de 318 mil trabalhadores já receberam o benefício.

Ao todo, a Caixa já pagou R$ 111,3 milhões. O calendário do ano passado termina no dia 29 de junho deste ano. Mais de 196 mil trabalhadores já receberam o abono salarial, no valor de um salário mínimo vigente, enquanto outros 121 mil efetuaram o saque dos rendimentos.

Caso o trabalhador perca o prazo do calendário 2011, o recurso é devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A partir de agosto de 2012, quando começa o novo calendário, o trabalhador poderá realizar o saque, desde que atenda aos requisitos do Programa.

Tem direito ao abono salarial os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP até 2006, que tenham trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de 2010, com carteira assinada por empresa e que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais. O valor do abono salarial atual é de até R$ 622.

O trabalhador tem direito aos rendimentos se foi cadastrado no PIS/PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo de Quotas do PIS. O pagamento segue o mesmo calendário do abonol.

É permitido o saque do saldo de quotas do PIS pelos motivos previstos em lei, como aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial à pessoa com deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos, a qualquer tempo, não seguindo, necessariamente, o calendário estabelecido.

Nos siga no Google Notícias