ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Em palestra, empresários aprendem técnicas simples para expandir

Mariana Rodrigues | 03/09/2015 09:36
Um stande em forma de mercado foi montado para que os comerciantes pudessem ver na prática o que haviam aprendido na teoria. (Foto: Divulgação Sebrae)
Um stande em forma de mercado foi montado para que os comerciantes pudessem ver na prática o que haviam aprendido na teoria. (Foto: Divulgação Sebrae)

Pequenos detalhes que podem passar despercebidos, mas que fazem a diferença na hora de chamar a atenção do consumidor, como por exemplo, um simples cartaz indicando o preço. Essas pequenas ações são temas de palestras no Sebrae e tem agradado os empresários que aprendem novas técnicas para implantar no comércio e ainda aprimoram o que já sabiam. Esse é o objetivo da 1ª Semana do Mercado de Vizinhança realizado pelo Sebrae.

A ideia é que os pequenos empresários aprimorem seus conhecimentos e através das palestras inovem naquilo que a maioria já fazia, como os cartazes indicando os preços, ou até mesmo como arrumar de forma mais atrativa, as gondolas. Um stande em forma de mercado foi montado para que os comerciantes pudessem ver na prática como aplicar o que eles haviam acabado de aprender na teoria durante as palestras.

José Genildo de Oliveira, tem um mercado no bairro Coophasul há 23 anos, segundo ele, a ideia de participar das palestras é aprimorar os conhecimentos. "Essas oportunidades dadas pelo Sebrae ajudam bastante aos pequenos comerciantes", comenta, ele que pretende aplicar em seu comércio um regimento de recursos humanos. "Eu quero investir essa parte e também inovar na parte de atendimento e layout da loja".

Outro que aproveitou as palestras foi José Roberto Ribeiro, ele tem uma conveniência na Avenida Julio de Castilho em Campo Grande, o estabelecimento tem um ano e meio e ele quer inovar e aperfeiçoar no atendimento. "As palestras surtem efeito, a gente vê a diferença do que fazemos no dia a dia e o que eles ensinam aqui, dessa forma podemos comparar o que podemos melhorar", diz.

As palestras servem para que os comerciantes ampliem o gerenciamento de seus estabelecimentos e ampliem a quantidade de clientes. (Foto: Divulgação Sebrae)
As palestras servem para que os comerciantes ampliem o gerenciamento de seus estabelecimentos e ampliem a quantidade de clientes. (Foto: Divulgação Sebrae)

Ribeiro fez a palestra de cartazista e gestão de pessoas e quer aprimorar os conhecimentos na área de tratamento dos funcionários. Questionado sobre o que teria mudado após participar das palestras, ele conta que a forma de ver a coisas melhoraram. "Quando estamos dentro da empresa a gente não tem uma visão tão ampla como os que estão do lado de fora", acrescenta.

"Em gestão de pessoal, por exemplo, coisas que não sabia fui conversando durante a palestra e abrindo a cabeça em termos de gerenciamento de pessoas e a iniciativa é excelente, agora quero procurar mais cursos para melhorar ainda mais", conta Ribeiro.

Gabriel Paredes veio de Corumbá - distante 419 km de Campo Grande, com mais dois funcionários do mercado em que trabalha. Ele está há um ano e meio trabalhando com gestão de pessoas e marketing e por isso veio par a Capital participar da palestra de comunicação e marketing mesmo já havendo feito outras palestras pelo Sebrae na sua cidade.

"Acho esse ciclo de palestras muito importante, fundamental e necessário, pois auxilia muito no ensinamento", comenta ele, que afirma ainda que irá aplicar tudo que aprendeu no local onde trabalha. "Tem coisas que nunca tinha ouvido falar em marketing por exemplo, e aqui a gente aprende algumas técnicas, outras coisas a gente confirma o que já sabia, o nosso ramo é bem amplo e temos muita coisa para aprender".

O palestrante Leonardo Camilo conta que as palestras são importantes para atualizar o pequeno atacadista a adquirir novas técnicas e induzir o cliente às compras. "Durante as palestras ainda surgem bastante dúvidas, até mesmo dos comerciantes mais experientes, a teoria é bem diferente da prática, então essas palestras vão ajudar a fomentar o negócio deles", diz.

Nos siga no Google Notícias