ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Intenção de comprar no fim do ano já derruba em 3% emissão de cheques sem fundo

Paula Maciulevicius | 17/10/2011 16:06
Queda na emissão de cheques sem fundo pode estar relacionado às intenções de compras de fim de ano.
(Foto: Arquivo/Marcelo Victor)
Queda na emissão de cheques sem fundo pode estar relacionado às intenções de compras de fim de ano. (Foto: Arquivo/Marcelo Victor)

Com as compras de final de ano à vista, os consumidores sul-matogrossenses já contribuíram para a queda na emissão de cheques sem fundo em setembro. Só no mês passado o volume de cheques devolvidos caiu 3,1% em todo o Estado.

Na avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul, a movimentação já pode estar relacionada às intenções de compras de fim de ano. Ainda de acordo com os dados, de um modo geral, a emissão de cheques caiu 4,1% no mês passado no Estado.

Segundo o presidente da Fecomércio Edison Ferreira de Araújo, o consumidor nesta época procura colocar as finanças em dia para poder ir às compras de Natal.

“Hoje mesmo temos a liberação do maior lote histórico de restituições e a partir de novembro a liberação do décimo terceiro salário, que deve ajudar o consumidor que assumiu muitos compromissos e pagar contas”, avalia.

Por outro lado, diante de recentes prisões de estelionatários, inclusive quadrilhas que também agiam em outros Estados, Edison lembra que o comerciante precisa ter cuidado no recebimento de cheques, como conferir a fotografia e assinatura do documento de identidade.

Conforme os dados do Banco Central, os 112,7 mil cheques devolvidos em setembro causaram prejuízos de R$ 182,5 milhões e no acumulado dos nove primeiros meses do ano o rombo já chega a R$ 1,5 bilhão.

Nos siga no Google Notícias