ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Emissão de cheques sem fundos no Estado volta a subir em janeiro

Paula Maciulevicius | 13/02/2012 14:30

Número pode estar relacionado aos cheques pré-datados de compras de fim de ano e que estão sendo compensados agora

Paralelo a emissão de cheque, pesquisa mostra que campo-grandenses estão se livrando de contas parceladas. (Foto: Simão Nogueira/Arquivo)
Paralelo a emissão de cheque, pesquisa mostra que campo-grandenses estão se livrando de contas parceladas. (Foto: Simão Nogueira/Arquivo)

A emissão de cheques sem fundo voltou a subir no Estado em janeiro, comparado com o mês anterior. Segundo estatísticas do Banco Central, no primeiro mês de 2012, foram 113,3 mil lâminas, 4,6 mil a mais do que em dezembro.

O aumento representa prejuízo de R$ 195,2 milhões para o comércio. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul, o número pode estar relacionado aos cheques pré-datados de compras de fim de ano e que estão sendo compensados agora.

A Federação ainda ressalta que o empresário precisa estar cauteloso no momento de receber esses documentos.

Paralelo aos dados do Banco Central, uma pesquisa da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo revela que as famílias campo-grandenses estão se livrando de contas parceladas.

Em janeiro, pelo quarto mês consecutivo, o nível de endividamento caiu, dos entrevistados, 39% disseram ter contas a vencer no cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoal, prestações de carro e seguros, ao passo que em dezembro eram 43,1%.

A pesquisa da Confederação mostra ainda que o número de famílias endividadas na Capital chega a 96,7 mil, na maioria dos casos as prestações estão no cartão de crédito e uma parcela de 21,9% têm compromissos nos carnês. Para uma porcentagem de 69 dos entrevistados, a dívida acaba entre seis meses e um ano.

Nos siga no Google Notícias