ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Empresa inicia 4ª extração de eucalipto e exibe estrutura de gigante da celulose

Paula Vitorino | 04/09/2012 14:58
Máquina corta, derruba e descasca eucalipto. (Foto: Minamar Júnior)
Máquina corta, derruba e descasca eucalipto. (Foto: Minamar Júnior)

Com números altos, tanto de investimento como de expectativa de produção, a empresa de celulose Eldorado, que pretende ser a maior fábrica em linha única do mundo, inaugurou hoje o 4º módulo de colheita de eucalipto, de um total de 500 mil metros cúbicos que serão colhidos para a inauguração da fábrica.

A Eldorado, do grupo JBS, começa a operar no dia 15 de novembro, em Três Lagoas, e será inaugurada no dia 12 de dezembro. A presença da presidente Dilma Roussef já está confirmada para a solenidade, segundo a empresa.

Nesta etapa, a colheita está sendo no rancho Caimá, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande. Serão colhidos cerca de 30 mil metros cúbicos no local. Desde maio já foram realizadas outras três colheitas em outras fazendas.

Cada módulo de colheita conta com 20 máquinas, além de cerca de 60 operadores e 28 mecânicos. Ao todo, o processo envolve 650 trabalhadores na colheita, 1 mil para transporte e 1.500 mil para a produção.

Cerca de 70% da mão de obra passou por treinamento para aprender a utilizar a tecnologia dos equipamentos totalmente informatizados.

O cabeçote de uma das máquinas, que corta, derruba e descasca o eucalipto só com os comandos do motorista na cabine, custa 150 mil dólares.

O investimento inicial na fábrica é de R$ 6,2 bilhões, incluindo incentivos e parcerias. A empresa prevê expansão para os próximos anos com mais linhas de produção, com a meta de transformar o município de Três Lagoas na capital da celulose no mundo.

Diretor da empresa diz que fábrica será a maior do mundo.
Diretor da empresa diz que fábrica será a maior do mundo.

Produção - Depois que estiver em operação, o diretor florestal da Eldorado, Germano Vieira, diz que a estimativa é produzir 1,500 milhão de tonelada de celulose por ano. Para isso, serão colhidos 6 milhões de metros cúbicos de eucalipto anualmente.

Para atender a demanda de matéria-prima, a fábrica está produzindo eucalipto em área de 100 mil hectares, já com projeto de expansão para 160 mil nos próximos anos. A área fica na região de Selvíria, Três Lagoas, Água Clara e Inocência.

“A empresa fez o mapeamento do Estado para ver onde seria mais apropriado para a plantação e instalação. A região leste é propícia pelo tipo de solo”, explica.

O diretor diz que a previsão é de que a partir de 2017 a matéria-prima utilizada pela fábrica seja totalmente própria. “Até lá vamos produzindo com parte do euca e outra parte comprada”, explica.

O coordenador de colheita, Eurico Moraes, explica que o processo de colheita e plantio do eucalipto demora cerca de 6 anos. Após a colheita, o transporte do eucalipto demora cerca de 90 dias.

Na fábrica, o eucalipto é picado, passa por processo de cozimento até se transformar em espécie de pasta, que sofre processo de branqueamento até virar a celulose.

A folha de celulose é vendida como matéria-prima para fábricas de papel, fralda, absorvente íntimo e outros produtos.

Nos siga no Google Notícias