ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Empresários e ANTT discutem infra-estrutura de ferrovias

Redação | 19/11/2009 08:58

Amanhã a partir de 11 horas será realizado na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) encontro empresarial para tratar do desenvolvimento da infra-estrutura ferroviária brasileira e seus impactos em Mato Grosso do Sul.

Participará o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo. Ele vai apresentar a proposta de modernização do sistema ferroviária nacional.

Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, secretário estadual de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, afirma que o sistema ferroviário nacional prevê basicamente a criação de um tronco cortando o País de norte a sul com alta capacidade de carga.

"Desse tronco sairão os ramais alimentadores para os centros de produção do País, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, e para os centros de controle de consumo e exportação, como São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro", detalhou.

No encontro empresarial, será debatida a alimentação desse tronco férreo por meio de uma ferrovia ligando Porto Murtinho (MS) a Panorama (SP) e quais as adequações que precisarão ser realizadas para que o sistema ferroviário nacional deixe de ser apenas um projeto e comece a ter algumas ações práticas.

"Convidamos os prefeitos que serão atendidos por essa proposta, representantes da Câmara Federal e o senador Delcídio do Amaral para manter uma discussão construtiva que possa trazer para o Estado os avanços necessários para o nosso desenvolvimento", disse Carlos de Menezes.

Estão confirmadas participações do governador André Puccinelli e do presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Nos siga no Google Notícias