ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Empresas de água de MS são as que registram menor perdas no faturamento

Francisco Júnior | 21/03/2013 11:46

As empresas que atuam no serviço de abastecimento de água em Mato Grosso do Sul são as que registram menores perdas de faturamento entre as 100 maiores cidades brasileiras, apontou um estudo a pesquisa “Perdas de Água: Entraves ao Avanço do Saneamento Básico e Riscos de Agravamento à Escassez Hídrica no Brasil” realizada pelo Instituto Trata Brasil.

A pesquisa foi realizada em 2010, mas a divulgação só aconteceu nesta quinta-feira (21). Segundo o Instituto, o levantamento foi baseado nos prejuízos financeiros dos provedores dos serviços informadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades. O objetivo foi estudar a situação das perdas de água do país, com foco nas grandes regiões, nos estados e no grupo das 100 maiores cidades brasileiras.

Segundo o estudo, o melhor desempenho foi das empresas do Estado que registraram 19,65% de perdas no faturamento. Em último, ficou o Estado do Amapá com perdas que chegam a 75%.

Em 2010, a média brasileira de perdas de faturamento era igual a 37,57%, com média de 51,55% na região Norte; 44,93% na região Nordeste; 32,59% na região Centro-Oeste; 35,19% na região Sudeste; e 32,29% na região Sul.

Essas perdas ocorrem, principalmente, por conta de vazamentos, desvios ilegais e problemas de medição de consumo de água no País. Além do desperdício, a falta de uma infraestrutura moderna prejudica a medição correta do consumo e facilita a existência de ligações clandestinas.

Conforme o estudo, uma redução de apenas 10% nas perdas no País agregaria R$ 1,3 bilhão à receita operacional com a água, equivalente a 42% do investimento realizado em abastecimento de água para todo o País naquele ano.

Nos siga no Google Notícias