A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 28 de Setembro de 2016

30/11/2015 09:00

Empresas pagam hoje a primeira parcela do 13° salário dos funcionários

Priscilla Peres

Hoje é o último dia para empresas pagaram a primeira parcela do décimo-terceiro salário de seus funcionários. A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro, como é previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Veja Mais
Em ano de crise, trabalhador vai optar por pagar contas com o 13º salário
Governo divulga como vai pagar 13° salário aos servidores

No valor pago hoje não é feito nenhum tipo de desconto, ou seja, o trabalhador tem direito a receber 50% do seu salário atual, isso caso ele já tenho completado um ano de trabalho na empresa.

Na segunda parcela, paga em dezembro, são feitos os descontos de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Imposto de Renda. Os trabalhadores que não tem um ano de casa, ou seja, que foram contratados há menos de um ano, recebem a bonificação proporcional.

Para saber o valor o cálculo é simples, basta dividir o salário bruto por 12 meses e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados. O resultado será o valor do 13° sem os descontos.

Mato Grosso do Sul - Estudo feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), aposta que mais de 1 milhão de trabalhadores do Estado vão receber o 13º salário neste ano. O pagamento do abono soma R$ 1,9 bilhão e deve ajudar a aquecer a economia estadual em 11,1%, a mais que no mesmo período do ano passado.

Neste ano, o número total de pessoas que receberão o 13º salário é 1,5% superior ao observado em 2014, com acréscimo de 15.086 pessoas. Se comparado em termos monetários, o volume total de recursos é superior em pouco mais de R$ 198 milhões.

 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions