ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Encolhem vagas para quem procura 1º emprego

Redação | 10/08/2010 16:40

Os dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), divulgados pelo Ministério do Trabalho, apontam que as vagas de trabalho para quem procura o primeiro emprego encolheram em 2009.

O estoque de empregos formais para trabalhadores com idade entre 16 e 17 anos em Mato Grosso do Sul era de 5.637 vagas em 2008 e passou a 5.442 no ano passado, retração de 3,46%. Isso ao passo em que o estoque geral de empregos aumentou em 5,27%. Foi a única faixa etária em que as vagas diminuíram.

A falta de experiência é a principal barreira enfrentada para aqueles que procuram a primeira chance de trabalho. Jéssica Silva Golfete mantém a esperança de conquistar o primeiro emprego na área administrativa, mesmo sem nunca ter trabalhado.

Aos 18 anos, a jovem confia na qualificação para disputar uma vaga no mercado. "Fiz cursos de auxiliar administrativo e de informática para me destacar. Sei que não está fácil, mas acredito em mim", diz Jéssica, ao lado da mãe que acompanhava a filha que fazia cadastro hoje na Funsat (Fundação Social do Trabalho).

Outro ponto em que os mais jovens muitas vezes esbarram é a baixa escolaridade. As oportunidades existem, mas a maioria das novas vagas é direcionada a candidatos com nível mais elevado.

Cursando o segundo ano do ensino médio, Alexsandro Ribeiro Ortiz acredita estar no momento certo para buscar uma vaga.

"Agora sou adulto e preciso de uma renda. Estudar é importante, mas sem o mínimo de experiência ninguém vai me contratar. Por isso, um estágio seria um bom começo", sinaliza Alexsandro.

No ano passado, surgiram 19.955 vagas para pessoas com ensino médio completo, com acréscimo de 12,66% no estoque.

As vagas para universitários e graduados também tiveram aumentos importantes, de 7,14% e 5,46%. Para quem tem somente o ensino fundamental completo, a oferta avançou apenas 0,96%.

Quanto aos salários, a média salarial aumentou especialmente para quem está cursando uma faculdade, 7,62%, passando de R$ 1.527,48 a R$ 1.643,91. A variação salarial média entre todos os níveis de escolaridade foi de 3,78%.

Nos siga no Google Notícias