ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Energia e combustíveis seguraram inflação em junho

Redação | 03/07/2009 06:56

No mês de junho o preço dos alimentos puxou o custo de vida do consumidor campo-grandense, mas a redução na tarifa da energia elétrica e as promoções de combustíveis seguraram a inflação, que foi de 0,12%, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), calculado pela Anhanguera-Uniderp.

Os dez produtos que mais contribuíram para a elevação da inflação em junho foram: leite pasteurizado, gás em botijão, pescado fresco, sapato feminino, pão francês, queijo mussarela/prato, batata, aluguel de apartamento, óleo de soja e aluguel de casa.

Por outro lado, os dez produtos que seguraram a inflação em junho foram: energia elétrica, contrafilé, costela, alcatra, gasolina, feijão, álcool combustível, arroz, diesel e patinho.

Considerando os grupos, o que mais contribuiu para segurar a inflação em junho foi o de Transportes. "O índice do grupo ficou em -0,77%", destaca o coordenador do Núcleo de Pesquisas, professor Celso Correia de Souza. Foram observadas quedas nos preços do álcool combustível (-1,94%), gasolina (-1,91%) e diesel (-1,03%). Já neste mês isso não ocorrerá porque desde a semana passada os preços mais uma vez aumentaram simultaneamente nos postos da Capital.

Segundo o professor, no grupo Habitação, a queda da tarifa de energia elétrica (-2,12%) também foi importante para que o IPC de junho fosse de 0,12%, pois seu peso é significativo no orçamento familiar. O índice geral do grupo Habitação foi de 0,09%. No caso da energia, a redução de preço ocorreu devido ao fim da validade da RTE (Recomposição Extraordinária Tarifária) que entrou em vigor em 2001.

Os outros itens que apresentaram queda em junho foram: vela (-8,66%), lâmpada (-5,44%), água sanitária (-4,46%) e máquina de lavar roupa (-4,07%). Por outro lado, houve aumento nos preços do botijão de gás (11,90%), aparelho de som (5,25%), esponja de aço (3,73%) e álcool para limpeza (3,47%).

Alimentos

Nos siga no Google Notícias