ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Enersul abre edital para comprar energia de usinas do Estado

Mariana Lopes | 13/07/2013 15:53

Com o objetivo de aumentar a potência de distribuição de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, a Enersul abriu edital para comprar a energia das 27 usinas geradoras no Estado, das quais 16 são fontes hidrelétricas e 11 termoelétricas.

De acordo com a Enersul, essas usinas geram um volume de energia equivalente a quase metade do que o Mato Grosso do Sul necessita para abastecer todas as classes de consumo, que vão da residencial à industrial. Atualmente, a empresa presta serviço de distribuição de energia em 74 dos 79 municípios do Estado.

Com a abertura do edital, a Enersul vai dar oportunidade para aumentar os contratos de compra de energia em usinas gegionais. Pelas normas que regem o setor elétrico, uma Concessionária pode comprar das usinas geradoras, que estão conectadas em sua rede, o equivalente até 10% do montante da energia que ela necessita para atender o seu mercado.

O parque de geração local em Mato Grosso do Sul produz 2.3 mil GWh/ano e o mercado da Enersul, com 889 mil clientes, consome anualmente 4.4 mil GWh.

Isso significa que, agora, a empresa vai fechar contratos com as usinas, que terão a garantia da destinação da produção de energia e calendário de faturamento, ao invés de procurar, por exemplo, clientes livres, como é feito hoje, para vender esta energia ou ainda liquidarem na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), ficando sujeitas à flutuação de preços.

A consolidação do processo necessita agora receber contribuições para o aprimoramento do edital da consulta pública para a compra da energia. O edital está disponível no site da concessionária pelo endereço eletrônico www.enersul.com.br.

Nos siga no Google Notícias