ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Enersul fará vistoria em 150 mil imóveis para combater "gatos"

Nícholas Vasconcelos | 28/03/2013 15:57
Em 2012, Enersul flagrou 31 mil consumidores furtando energia elétrica. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Em 2012, Enersul flagrou 31 mil consumidores furtando energia elétrica. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Para combater os "gatos" (como são conhecidos os desvios para não pagar pelo consumo real) de energia elétrica a Enersul vai vistoriar 150 mil imóveis em 2013. De acordo com a concessionária, o número de fiscalizações é 7% maior que o registrado em 2012 e o objetivo é reduzir o impacto que o furto de energia elétrica causa nas contas dos demais consumidores.

Os consumidores alvos das vistorias serão desde os pequenos até os grandes consumidores, como indústrias e empresas.

No ano passado, foram identificados 31.715 consumidores com irregularidades, dos quais 30% eram reincidentes. Levantamento feito pelo instituto Acende Brasil, centro que estuda o setor elétrico brasileiro, mostra que em todo País o prejuízo com o furto de energia chega a R$ 5 bilhões.

Consumidor usa artifício para não pagar pela energia consumida (Divulgação)
Consumidor usa artifício para não pagar pela energia consumida (Divulgação)

A conta é rateada entre os consumidores regulares, provocando um acréscimo de 4% a 17% na fatura mensal.

Segundo a empresa, os alvos são definidos a partir do histórico do consumo com aspectos, como por exemplo, a capacidade instalada, períodos de atividades ao longo do ano e até o clima. A concessionária conta ainda com as denúncias de outros consumidores.

Depois que a empresa localiza possíveis fraudes é marcada uma inspeção técnica acompanhada pelo cliente ou um responsável pela unidade consumidora e, dependendo da situação, até a Polícia pode ser acionada.

No caso de violação dos lacres e adulteração do medido, o equipamento é substituído e encaminhado para perícia técnica no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Segundo a Enersul, a equipe também informa e registra, em formulário padrão, que o consumidor tem pleno direito de acompanhar o procedimento em uma data agendada. A empresa lembra que o Inmetro tem capacidade técnica e fé pública para emitir laudos.

Nesta semana, a sentença judicial condenou a empresa a pagar indenização de R$ 4 mil por danos morais porque suspendeu o fornecimento de energia e mandou a conta para uma consumidora da Capital após descobrir fraude no relógio. A consumidora alegou que o dano foi causado por raio.

A empresa alega que o Inmetro comprovou a irregularidade. A Justiça considera que a vistoria só pode ser válida se o consumidor acompanhar a análise dos técnicos.

Nos siga no Google Notícias