ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Enquanto País registra queda, MS eleva demanda do setor de serviços

Caroline Maldonado | 13/04/2016 09:49
Melhor desempenho de fevereiro é do setor de transporte aéreo, cuja alta foi de 14% (Foto: Arquivo)
Melhor desempenho de fevereiro é do setor de transporte aéreo, cuja alta foi de 14% (Foto: Arquivo)
Atividades turísticas tiveram um dos melhores desempenhos, com alta de 1,3% (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Atividades turísticas tiveram um dos melhores desempenhos, com alta de 1,3% (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

A demanda do setor de serviços não vai bem em praticamente todo o País, mas Mato Grosso do Sul registrou alta de 1% no volume e de 7% na receita, em fevereiro, conforme pesquisa divulgada hoje (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse aumento é da comparação com o mesmo mês de 2015.

O resultado do setor em MS é positivo em vista dos serviços prestados no Brasil, que caíram 4%. No Amapá e Amazonas a retração chega a 18%. Maranhão e Sergipe estão em segundo lugar entre os piores resultados, com queda de 9%. Em seguida, está a Paraíba, com redução de 8,2%.

Dos 27 Estados, apenas nove registraram alta. O melhor desempenho é do Acre, cujo volume cresceu 16,5%, enquanto Mato Grosso e Distrito Federal, obtiveram aumento de 8,2%. A maioria das unidades federativas registrou queda entre 5% e 0,4%.

País – No Brasil, o volume de serviços caiu, mas a receita teve alta 1,9%, em fevereiro, se comparada ao mesmo mês de 2015. No Acre, a receita subiu 24%, o melhor resultado em relação aos outros Estados. Boa parte dos que tiveram queda na demanda, conseguiram manter a receita ou elevar o percentual, pois a demanda menor eleva os preços.

Segmentos – O melhor desempenho é do setor de transporte aéreo, cuja alta foi de 14%. Na sequência, estão o transporte aquaviário, com 11% e atividades turísticas, com 1,3%.

Quase todos os tipos de serviços tiveram retração em fevereiro. O pior resultado é do segmento de serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias, com queda de 10%.

Em seguida, serviços de tecnologia da informação caíram 7,5% e de transporte terrestre, baixaram 6,8%. Também tiveram retração os serviços de informação e comunicação, com -5%; telecomunicações, com -3,9% e os prestados às famílias, com -1,4%.

Nos siga no Google Notícias