ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Operadoras comemoram fim da exclusividade para consignados

Fabiano Arruda | 14/01/2011 15:17

Entidade havia orientado servidores a enviar reclamação ao BC

A presidente da ASDECC (Associação de Corretores de Crédito de Mato Grosso do Sul), Cleide Salentin, comemorou a decisão do Banco Central, publicada hoje, que proíbe que seja dada a instituições financeiras a exclusividade para a realização de empréstimos consignados, como aconteceu no Estado com o Banco do Brasil.

Cleide afirma que, desde que o governo do Estado restringiu as operações ao Banco do Brasil, há quase um ano, orientou cerca de 40 mil servidores públicos de Mato Grosso do Sul a enviar reclamações ao BC sobre o assunto.

“Muitos servidores não sabiam nem que havia a possibilidade de reclamar", diz. "Praticamente não havia concorrência. O Banco do Brasil só levava vantagem no prazo, pois até na taxa de juros das outras instituições eram menores. Enquanto o BB trabalhava com 1,98% ao mês, as outras adotavam 1,48%. Mas o prazo maior deixava a disputa muito desleal”, completa.

Segundo a presidente da Associação, as demais instituições fazem empréstimos em até 48 vezes, enquanto o BB oferece 72 parcelas.

Cleide acredita que a volta da igualdade nessas operações poderá ser notada pelos consumidores a partir da próxima terça-feira. Ela relata que pelo menos 25 instituições de crédito foram fechadas somente em Campo Grande, desde a decisão do governo do Estado. Hoje, na Capital, são 60 ao todo. E cerca de três mil funcionários que atuam no segmento, entre profissionais com registro em carteira e informais.

BB – A assessoria de imprensa do Banco do Brasil, em Brasília (DF), destacou que a decisão incide apenas sobre os futuros contratos e não tem influência sobre os antigos. Ainda conforme a assessoria, o BB vai acatar e seguir as orientações do Banco Central.

Nos siga no Google Notícias