ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Entidades do Estado comemoram em Brasília sanção do Supersimples

Luciana Brazil | 07/08/2014 12:11
Presidente da AICG, Polidoro, acompanhou em Brasília a sanção do projeto de universalização. (Foto: Polidoro)
Presidente da AICG, Polidoro, acompanhou em Brasília a sanção do projeto de universalização. (Foto: Polidoro)

Representantes de várias entidades de Mato Grosso do Sul estiveram em Brasília na manhã de hoje (7) para acompanhar a sanção da lei que universaliza o acesso do setor de serviços ao Supersimples, regime simplificado de tributação. A Lei Geral da Micro e Pequena, sancionada sem vetos, passa a favorecer 142 novas categorias. Este regime de tributação unifica oito impostos- federais, estaduais e municipais- em um único boleto e reduz em até 40% a carga tributária das empresas. Aproximadamente 100 mil empresas serão beneficiadas em Mato Grosso do Sul.

O presidente da AICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro, que acompanhou na capital federal a aprovação do Supersimples, disse que as entidades temiam alguns vetos, como a correção das tabelas, que beneficia todas as empresas no simples, diminuindo o valor dos impostos pagos mensalmente. “Existia uma pressão da Receita Federal em não deixar que essa atualização das tabelas fosse feita. Há três anos a tabela não é corrigida, provocando aumento da carga tributária”, explicou Polidoro.

A expectativa, agora, é que as micros e pequenas empresas possam crescer e desenvolver com menos custos e burocracia, comentou Polidoro. Em julho, várias categorias estiveram em Brasília para acompanhar a anuência da lei no Senado, onde foi aprovado por unanimidade.

Com a alteração na Lei Geral, ao invés de utilizar o critério da categoria do empreendimento, a regra em discussão considera o seu faturamento. Os tributos federais passam a ser recolhidos de acordo com o teto nacional, de R$ 3,6 milhões. Já os tributos estaduais são regidos pelo teto de R$ 1,8 milhão.

Entre as categorias favorecidas estão os profissionais liberais- serviços advocatícios, médicos, assessoria de imprensa, entre outros. Pelo texto, atividades intelectuais, de natureza técnica e desportiva estão fora do regime.

O texto também reduz o número de empresas impactadas de 2 milhões para cerca de 400 mil, ao fixar o limite quanto à incidência da Substituição Tributária do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). As alterações na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas promoverão o incentivo da formalização, competitividade, emprego e renda, o que beneficiará milhões de empresários no país.

Nos siga no Google Notícias