ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Escolas particulares prevêem reajuste médio de 8% na mensalidade

Pais têm direito de conferir planilha de custos que justifique o aumento

Caroline Maldonado | 01/10/2014 17:22
Pais tem direito a conferir planilha de custos que justifique reajuste nas mensalidades (Foto: Arquivo)
Pais tem direito a conferir planilha de custos que justifique reajuste nas mensalidades (Foto: Arquivo)

A três meses do fim do ano, pais de alunos já começam a se preocupar com o aumento da despesas com as mensalidades das escolas particulares. A cada ano, as instituições aplicam reajuste médio de 8%, em Campo Grande, segundo o Sintrae (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul). Como não há uma tabela, fica a critério das escolas definir o reajuste, por isso os pais devem ficar atentos e cobrar informações sobre o que, de fato, está motivando o acréscimo no valor das mensalidades.

Uma planilha com a comparação do aumento dos custos da escola de um ano para ou outro deve ficar a disposição dos pais, de acordo com o Procon (Superintendência da Orientação e Defesa do Consumidor). O superintendente do Procon, Alexandre Rezende, explica que para determinar o reajuste, as escolas são obrigadas a fazer uma planilha de custo do ano letivo anterior e do seguinte e comprovar que houve aumento do custo operacional. “Aquele percentual que onerou, a escola pode repassar para a mensalidade escolar. Essa planilha tem que ser acessível a ficar disposição dos pais, que podem pedir esse documento a qualquer momento”, destaca.

O superintendente ressalta que o acesso dos pais a essa planilha tem que ser facilitado pelas escolas. “Quando o pai suspeitar que o aumento na mensalidade é abusivo, deve avisar o Procon que fará investigação”, afirma Alexandre. Segundo ele, em novembro, as escolas devem começar a entregar ao Procon os documentos informando qual reajuste pretendem fazer nas mensalidades. De acordo com a presidente do Sintrae, Maria da Gloria Paim Barcellos, até a segunda quinzena de outubro as escolas devem apresentar os percentuais que irão aplicar sobre as mensalidades. “Na quarta-feira (24), nós reunimos as escolas, passamos as informações e agora até outubro elas tem até como prazo até o fim de outubro para fazer o levantamento do reajuste”, explicou.

Na semana passada, o Procon se reuniu com diretores e professores de escolas de Campo Grande e do interior do Estado a fim de alertar as escolas para evitar irregularidades que prejudiquem os clientes. “O encontro é uma ação que ocorre todos os anos para prevenir problemas nas escolas. Os educadores são orientados quanto ao que é permitido e o que não é sobre preços de mensalidade, material escolar, aulas extra curriculares, contratos, entre outros”, explicou Alexandre, ao lembrar que todas as instituições já estão cientes de como devem agir.

Nos siga no Google Notícias