ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Estado exporta 59 mil t de carne bovina e fecha semestre em 5º lugar no país

Liana Feitosa | 13/07/2015 10:51
Em termos nacionais, a receita gerada pelas exportações brasileiras de carne bovina recuaram 20% no primeiro semestre deste ano. (Foto: Divulgação/ Fiems)
Em termos nacionais, a receita gerada pelas exportações brasileiras de carne bovina recuaram 20% no primeiro semestre deste ano. (Foto: Divulgação/ Fiems)

Mato Grosso do Sul ficou em quinto lugar entre os estados que mais exportaram carne bovina no primeiro semestre de 2015, segundo o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Ao todo, o Estado exportou 59 mil toneladas nos primeiros seis meses deste ano. Em termos nacionais, a receita gerada pelas exportações brasileiras de carne bovina recuaram 20% no primeiro semestre deste ano.

Isso representa queda de 16% na quantidade de toneladas embarcadas em relação ao que foi comercializado no mesmo período de 2014. Os principais importadores são Rússia e Venezuela, que apresentaram grande retração nas suas compras.

No total, as exportações de janeiro a junho atingiram 635 mil toneladas contra 755 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Em receita, neste ano foram obtidos US$ 2,7 bilhões contra US$ 3,38 bilhões em 2014.

A região Centro-Oeste brasileira é a maior exportadora, com 43,8% do total comercializado para o exterior. Em seguida está o Sudeste, com 33%, o Norte, com 17,5%, e o Sul, com 5,3%.

O principal canal de escoamento da produção é o Porto de Santos, em São Paulo, que movimentou 47% do total da carga. Os portos de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, foi o responsável pela exportação de 22% e, Paranaguá, no Paraná, chegou a 12%.

Nos siga no Google Notícias