ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Evento apresenta concreto autoadensável, inédito em MS

Nicholas Vasconcelos | 14/06/2012 15:47

Concreto fluido depende de menos mão de obra para aplicação.

Concreto auto-adensável é mais líquido e tem aplicação mais fácil que o tradicional. (Foto: Divulgação)
Concreto auto-adensável é mais líquido e tem aplicação mais fácil que o tradicional. (Foto: Divulgação)

Encontro promovido pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e pelo Ibracom (Instituto Brasileiro do Concreto) discute na próxima sexta-feira (22) e sábado (23) o concreto autoadensável, tipo inédito na construção civil em Mato Grosso do Sul.

O concreto autoadensável é mais fluido e de aplicação mais prática do que o tradicional, pode ser aplicado diretamente em fôrmas resolvendo o problema da falta de trabalhadores comum na construção civil no Estado.

O evento vai apresentar a aplicação,dosagem,custo e a viabilidade dele em empresas que trabalham com pré-fabricados e concreteiras.

“Esse é um concreto que toma forma sozinho, conforme é colocado nas formas e supre a necessidade de mão de obras que o tradicional”, afirma a engenheira Sandra Regina Bertocini, responsável pelo LMCC (Laboratório de Materiais de Construção Civil) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e uma das responsáveis pelo III ETC (Encontro de Tecnologia do Concreto).

A pesquisadora explica que o autoadensável dispensa o uso dos vibradores de concreto, com isso produz menor ruído do que o tradicional. “Sem o uso dos vibradores diminui a poluição sonora dos canteiros de obras, gerando menos incômodo”, afirma.

O autoadensável já foi apresentado no laboratório da UFMS, mas ainda não foi utilizado na construção civil no Estado e o objetivo da capacitação é tornar seu uso mais comum. A aplicação inédita será feita na empresa Matpar no sábado (23).

“Este tipo de concreto é voltado principalmente para construção de prédios mais altos, por conta de ser mais fluido e ir direto para as formas”, destaca o pesquisador Ricardo Nakao.

Surgido no Japão na década de 1980, o autoadensável atende a necessidade de ser um concreto mais durável e com um aumento de produção, sem deixar de oferecer qualidade e também por ser mais liquido pode ser trabalhado de maneira mais fácil.

O encontro será realizado no auditório do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul). O evento conta com o apoio da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

Serviço - As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do email etecms2012@hotmail.com . Informações pelo telefone 3345-7479

Nos siga no Google Notícias