ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Evento discute potencial de pequenas centrais elétricas

Redação | 11/05/2009 07:06

Nesta segunda-feira, às 14 horas, será realizado na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) encontro empresarial para discutir o potencial das PCHs ( Pequenas Centrais Hidrelétricas). O evento é realizado em parceria com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Hoje Mato Grosso do Sul tem 11 PCHs com capacidade de gerar até 30 megawatss/hora por unidade. Outras seis já têm a autorização de conexão da Enersul e estão em alguma fase do processo de implantação. O Estado tem potencial para abrigar até 20 PCHs, gerando cerca de 600 MWH de energia, o que atenderia a demanda entre às 17h30 e 19 horas.

De acordo com a Fiems, o objetivo é incentivar novas implantações de PCHs, que são responsáveis pela geração de energia limpa e redução de custos de um insumo que, ainda hoje, é gargalo para a ampliação da atividade industrial no Estado.

O presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, afirma que um importante passo para o Estado foi a publicação, em abril, de três decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizando a instalação de linhas de transmissão no Estado.

"As linhas, na divisa com Goiás e São Paulo, abrem novas frentes de desenvolvimento industrial, na medida em que viabilizam a construção de PCHs, além de permitir a construção de ramais para transporte da energia de biomassa", pontuou. (Com informações da assessoria de imprensa)

Nos siga no Google Notícias