ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Ex-funcionários querem administrar frigoríficos falidos

Redação | 26/05/2009 09:01

Ex-funcionários de frigoríficos que fecharam em Mato Grosso do Sul pretendem se articular para administrar as unidades em processo de falência. Cinco apresentariam esta viabilidade, segundo conclusão da FTIA/MS (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Mato Grosso do Sul).

A Federação promoveu um encontro entre sindicalistas e trabalhadores demitidos do Independência de Anastácio e o especialista Luigi Verardo, da Associação Nacional dos Trabalhadores e Empresas de Autogestão e Participação Acionária, que tratou da Lei Federal 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, que regulamenta a recuperação judicial e a falência.

O especialista disse que algumas das empresas fechadas no Estado podem poderiam se encaixar no perfil que permite futuramente ser administradas pelos próprios trabalhadores. A conclusão é que das 17 unidades fechadas, cinco apresentam esta viabilidade.

"Estamos determinados a buscar também esse caminho para recuperarmos parte dos mais de 7 mil desempregos gerados pelo fechamento dessas unidades frigoríficas em nosso Estado", afirmou Vilson Gimenes, presidente da FTIA A entidade vai fechar parceria com a ANTEAG, que está no mercado desde a década de 90 e já orientou trabalhadores para que assumissem centenas de empreendimentos no País, inclusive frigoríficos em São Paulo e Paraná.

Luigi Verardo informou que hoje no Brasil, existem "centenas" de empresas em que o próprio trabalhador as recuperou do processo de falência. "Outras tantas ainda estão em processo de recuperação", afirmou. Apesar da lei permitir a autogestão pelos empregados, Mato Grosso do Sul, segundo o especialista da associação, não tem nenhum caso registrado.

Fechados

Nos siga no Google Notícias