ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Fazenda começa a entregar carnês do IPVA semana que vem

Redação | 21/11/2008 08:35

Na próxima semana a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) vai entregar aos Correios os carnês do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2009 para distribuição.

Não foi informado, por enquanto, o montante que será lançado, mas geralmente acompanha o crescimento da frota, que nos últimos 12 meses foi de 11%. Carros zero quilômetro comprados nas concessionárias são isentos. Motos zero de até 150 cilindradas terão a partir de agora redução da alíquota pela metade, de 2% a 1%.

Não foram divulgadas também as regras para o pagamento. Nos últimos anos, contribuintes que optaram por pagar a vista, até 31 de janeiro, receberam 10% de desconto. Outra possibilidade é de parcelar em três meses (de janeiro a março), mas sem desconto.

As alíquotas do IPVA são de 1,5% para caminhões e ônibus, 2% para motocicletas e 2,5% para carros de passeio e camionetes. O valor sobre o qual incidem é o que consta na tabela Fipe (Fundação de Pesquisas Econômicas).

O não pagamento do IPVA não gera apreensão do veículo, mas somente com o imposto pago é possível fazer o licenciamento e sem o licenciamento o veículo fica sujeito à apreensão.

Inadimplentes

Nos siga no Google Notícias