ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Fazenda fará estudo para reduzir ICMS sobre óleo diesel e etanol

Ângela Kempfer e Leonardo Rocha | 01/01/2015 16:55
Reinaldo Azambuja e Rose Modesto tomaram posse hoje.
Reinaldo Azambuja e Rose Modesto tomaram posse hoje.

O novo secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Márcio Monteiro, será o responsável por fazer vingar uma promessa de governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), a redução de alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do óleo diesel.

O governador empossado nesta quinta-feira, garantiu que os estudos já começaram a ser feitos e que a administração iniciada hoje prevê, inclusive, o corte de alíquota do etanol, para incentivar o setor produtivo no Estado.

A ideia é reduzir de 17% para 12% a alíquota do diesel. “Queremos incentivar a competitividade”, reforça.

A discussão é histórica por aqui. Em São Paulo, Mato Grosso e Goiás, estados que fazem divisa com Mato Grosso do Sul, a alíquota do diesel já é de 12%, o que faz muitos motoristas cruzarem as rodovias sul-mato-grossenses sem consumir uma gota de combustível e esperar para abastecer só do outro lado.

Já sobre o etanol, não há índice definido de redução. Reinaldo afirma que também irá conversar com os produtores, para assegurar que a vantagem chegue ao bolso do consumidor, diminuindo também preço na bomba. “Não adianta reduzir alíquota se o preço final não cair”, comenta.

No entanto, produtores defendem a redução de 17% para 12%, mesmo percentual adotado por alguns estados, como São Paulo e Paraná. A diminuição eleva a competitividade do etanol em relação a gasolina.

Nos siga no Google Notícias