ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Fechamento de hipermercados indica que setor terá 2016 'complicado'

Mariana Rodrigues e Priscilla Peres | 01/01/2016 08:57
As duas unidades do Maxxi Atacadista foram fechadas. (Foto: Gerson Walber)
As duas unidades do Maxxi Atacadista foram fechadas. (Foto: Gerson Walber)

O fechamento de grandes lojas do setor supermercadista – primeiro foi o Makro e, mais recentemente, Maxxi e Walmart – indica que 2016 exigirá atenção redobrada, sendo provavelmente "tão ruim quanto 2015". A análise parte tanto de representante do setor como de quem acompanha o cenário econômico.

Na última semana de 2015, o Grupo Walmart fechou três lojas, sendo duas unidades do Maxxi Atacado e um hipermercado localizado no shopping Bosque dos Ipês. Antes, em outubro, o Makro fechou sua unidade em Campo Grande após 16 anos de operação na cidade.

A explicação para o fechamento, segundo a assessoria da rede dona do Maxxi e Walmart, seria o atual ambiente econômico em que o Brasil se encontra. Conforme a memsa fonte, funcionários estão recebendo propostas de transferências para outras lojas e, se isto não for possível, o Walmart afirmou que oferece apoio para recolocação profissional.

Para o vice-presidente da Asmad (Associação Sul-Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores), Aureo Francisco Akito Iked, o fechamento de duas unidades do Maxxi remete a uma situação bastante preocupante, sinaliza que algo não vai bem em termos de economia e uma série de situações precisam ser analisadas. "Acredito que em uma situação como essa, a expectativa de venda não atende o que é esperado, pelo menos para se manter a estrutura, mas não deixa de ser uma situação que a gente tem que olhar com mais carinho, porque é um sintoma da economia, dando sinais que toda a situação chega aqui a MS, e faz com que a gente olhe com mais cuidado", afirma.

Aureo acredita que o próximo ano deverá ser de alerta, pois ainda será um ano complicado para a economia. "A gente acredita que isso vai passar, precisamos nos preparar, pois 2016 vai ser complicado, devemos ter atenção redobrada agora para melhorar em 2017".

Já o economista Sergio Bastos afirma que esse cenário de fechamento de lojas e atacados no Estado é um reflexo da situação econômica de recessão em que estamos vivendo e vai ocasionar em menos geração de empregos e competitividade. "É uma situação negativa sobre a perspectiva de futuro, mas essa é uma medida que os grandes grupos estão tomando de modo operacional. Eles estão buscando manter os locais que tem melhor resultado e fechando aqueles que não estão dando resultado".

As previsões para 2016 não são nada animadoras, conforme informou Bastos, o próximo ano vai manter esse movimento de recessão econômica, e deverá ser um ano de atenção e cuidado com a economia. "O próximo ano vai ser tão ruim quanto foi esse. Deve haver diversos ajustes com a economia, tanto no setor privado quanto no público que não consegue fazer as mudanças necessárias", conta.

Mesmo com um rótulo de que o ano não será economicamente bom, Bastos afirma que o momento é de "vislumbrar uma melhora" para 2017. "O próximo ano vai sinalizar uma retomada de crescimento e pode ser um grande ano do ajuste", finaliza.

Grupo - Em 2008, o grupo inaugurou o atacadista Maxxi na avenida Coronel Antonino. De acordo com o Valor Econômico, o grupo Walmart tem planos de fechar 30 unidades em 2016, o que equivale a 5% dos 544 pontos de venda no país.

Em 2015, o grupo investiu R$ 1,3 bilhão na abertura de lojas, reforma de unidades antigas e integração de sistemas no Brasil.

Nos siga no Google Notícias