A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 27 de Setembro de 2016

16/12/2014 19:54

Federação acredita em retração na venda de veículos e desafios em 2015

Priscilla Peres
(Foto: Alcides Neto)(Foto: Alcides Neto)

Tomou posse nesta terça-feira (16) a nova diretoria da Fenabrave/MS (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que irá atuar pelos próximos três anos. O setor que passa por um momento de retração nas vendas, vê em 2015 um cenário de desafios para montadoras e concessionárias atraírem mais clientes.

Veja Mais
Bancários voltam a negociar reajuste e fim da greve nesta terça-feira
Com cautela no exterior, dólar fecha praticamente estável a R$ 3,24

O atual presidente, Cristiano Gionco, explica que mesmo após uma recuperação do setor nos últimos meses, 2014 vai terminar com retração nas vendas estimado em 10%. "O mercado se manteve aquecido por anos, até que em 2014 tivemos uma redução nos dias úteis devido a Copa do Mundo, aliado a restrição do crédito e a redução da confiança do consumidor", diz.

Tais fatores fizeram com que o setor apresentasse seguidas quedas mensais nas vendas e em consequência, concessionárias adotaram estratégias para driblar a situação. "É um período de ajustes, as empresas estão trabalhando com promoções, descontos, crédito ampliado, tudo para tentar aumentar as vendas e passar bem por esse momento", destaca Giocondo.

Para 2015, a previsão é de que o IPI (Imposto de Produtos Industrializados) volte a subir, o que pode contribuir ainda mais para uma retração nas vendas. Diante disso, Giocondo afirma que até o primeiro trimestre do próximo do ano, as concessionárias devem trabalhar com veículos de estoque. "Quem tiver carro em estoque continua vendendo com o preço antigo, isso deve movimentar o setor até meados de abril".

Após esse período, o presidente acredita que 2015 seja bem parecido com 2014 para o setor. "O que queremos é estimular o crédito e continuar fazendo o que podemos, que é melhorar o atendimento e fomentar as compras".

Fenabrave/MS - Mato Grosso do Sul reúne 104 concessionárias de carros, motocicletas, caminhões, implemento e máquinas agrícolas. São cerca de 30 mil funcionários envolvidos diretamente na rede de concessionárias. "Se levarmos em conta o número de empregos indiretos que o setor gera, esse número se multiplica muito. Para cada carro que é vendido, por exemplo, são cinco pneus que devem ser produzidos", explica Cristiano Gionco.

A Regional de Mato Grosso do Sul da foi criada em 1989 e atualmente representa 104 concessionárias de todo o Estado, que atendem nos seguimentos de motocicletas, automóveis, caminhões e máquinas agrícolas.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions