ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Feira do Empreendedor começa nesta quinta, com 250 atividades previstas

Liana Feitosa | 20/08/2014 15:57
Serão oferecidas 13 palestras ao longo dos quatro dias de evento. (Foto: Marcelo Calazans)
Serão oferecidas 13 palestras ao longo dos quatro dias de evento. (Foto: Marcelo Calazans)

Quem já tem um negócio, quem deseja abrir um ou quem deseja lidar melhor com as próprias finanças pode participar, de graça, da Feira do Empreendedor, que chega a sua 6ª edição no Mato Grosso do Sul. A partir de amanhã (21) até 24 de agosto, no Centro de Convenções Albano Franco, cerca de 250 atividades entre palestras, oficinas e debates serão oferecidos. De acordo com a organização, a expectativa é que mais de R$ 3 milhões sejam movimentados graças a negócios firmados durante o evento.

Segundo a gestora da feira, Lígia Oizumi, a iniciativa tem o objetivo de movimentar a economia. "Estimulando o empreendedorismo no Estado, a feira possibilita a geração de empregos e desenvolve a economia de Mato Grosso do Sul", explica. "A feira vai envolver cerca de 98% dos municípios através de caravanas e mais de 30 mil pessoas esperadas durante o evento", completa.

Entre os interessados que podem se beneficiar do encontro está o pequeno empresário. "Para o pequeno empreendedor, a feira apresenta as novidades do setor e todas as vantagens do meio. Para o empreendedor informal, o evento oferece as oportunidade de verificar como pode se formalizar", compartilha. "Já o empreendedor formalizado terá acesso a todas as ferramentas de gestão que uma micro e pequena empresa precisa ter para atingir o sucesso que ele deseja, o que é necessário para a empresa se organizar e ter uma vida financeira saudável", finaliza.

Espaços - A feira, que acontece em todos os estados brasileiros e, no Estado, a cada dois anos, oferece espaços de acordo com o interesse do participante. Empreendimentos sustentáveis ou do setor de agronegócios, noção de investimento para crianças e adolescentes, dicas de finanças e obtenção de crédito, assim como um espaço destinado apenas para iniciativas digitais, são alguns dos temas trabalhados durante a feira.

Serão oferecidas 13 palestras ao longo dos quatro dias de evento. Entre os especialistas convidados estão o administrador Gustavo Cerbasi, campeão na venda de vários livros sobre finanças, e Clóvis de Barros Filho, graduado em Direito e Jornalismo, e doutor em Ciências da Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo).

Além desses, estão entre os palestrantes o ex-jogador de futebol Zico, Dudu Braga - filho do cantor Roberto Carlos - e Juliano Akira Kimura, especialista em importantes projetos nacionais de gerenciamento de inovação digital e gestão de mídias sociais.

Credenciamento ainda pode ser feito pelo site: www.feiradoempreendedorms.com.br. (Foto: Marcelo Calazans)
Credenciamento ainda pode ser feito pelo site: www.feiradoempreendedorms.com.br. (Foto: Marcelo Calazans)

Crédito - Para o economista Tito Estanqueiro, diretor técnico do Sebrae/MS, o evento é uma ótima oportunidade para que o empreendedor aprofunde seu conhecimento no que diz respeito a investimentos e ao crédito. Em recente anúncio, o Banco Central tomou duas medidas que vão ceder R$ 25 bilhões para bancos. A ideia é que mais crédito seja concedido aos clientes e, assim, o crescimento da economia seja estimulado.

No entanto, apesar de a liberação de crédito ser fundamental, nem sempre é disso que o empreendimento precisa, como explica Tito. "O crédito estimula o empresário a melhorar sua empresa, promove investimentos e inovação, mas é preciso ter atenção: qual o custo desse crédito? Será que o impacto dessa prestação pode ser absorvido pelo fluxo-caixa da minha empresa?", questiona. "Mais de 60% dos empresários de MS estão atrás de dinheiro, quando, na verdade, esse não é o problema da empresa", alerta.

Segundo Tito, essas questões precisam ser pensadas pelo empreendedor antes de solicitar um empréstimo ao banco . "Afinal, se tenho um cadastro bom, o banco me dá dinheiro, mas não posso esquecer que depois vem o compromisso, ou seja, tenho que pagar a conta", completa.

Sobre isso, a Feira do Empreendedor oferece espaço para que dúvidas sejam esclarecidas. "Além de representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, teremos oficinas que mostrarão os cuidados necessários quando o objetivo é investir, financear e fazer uso do crédito", sugere.

Credenciamento - Os interessados em participar do evento ainda podem se inscrever pelo site www.feiradoempreendedorms.com.br. No site, é possível ter acesso à programação completa e detalhada.

A organização lembra que é fundamental que o credenciamento seja feito com antecedência e via internet para evitar filas e gerar melhor aproveitamento da feira. A confirmação da inscrição poderá ser feita no local, a partir de meia hora hora antes do evento. A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae em parceria com entidades reprentativas dos empresários de vários setores e, tem ainda, apoio do Poder Público e da iniciativa privada.

(Foto: Marcelo Calazans)
(Foto: Marcelo Calazans)
(Foto: Marcelo Calazans)
(Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias